PUBLICIDADE
Açores

Governo funde quatro empresas públicas de gestão portuária para poupar 2,2 milhões de euros

07 | 07 | 2011   21.30H

O Parlamento dos Açores aprovou hoje uma proposta do Governo que funde as quatro empresas públicas de gestão dos portos do arquipélago para permitir uma poupança de 2,2 milhões de euros aos cofres da região.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

Com este diploma, aprovado por maioria (apenas o PCP se absteve) desaparecem as administrações portuárias de São Miguel e de Santa Maria, da Terceira e da Graciosa, e do Triângulo e Grupo Ocidental e passa a existir apenas a Portos dos Açores, que substitui uma outra empresa que já existia com o mesmo nome.

A fusão destas quatro empresas públicas numa só vai permitir ao executivo socialista dispensar oito dos 11 administradores portuários que existiam na Região, o que representa uma poupança, em matéria de remunerações, superior a 540 mil euros por ano.

Durante a apresentação da proposta, o secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, explicou que além dessa verba, o executivo prevê ainda poupar com esta fusão mais 1,7 milhões de euros na aquisição de bens e serviços, totalizando 2,2 milhões de euros de poupanças.

O governante assegurou também que esta solução vai tornar “mais simples e mais flexível” a gestão dos portos dos Açores, embora esteja garantida a “autonomia operacional de cada um dos portos”.

A nova empresa portuária (Portos dos Açores, SA), terá sede na cidade da Horta e irá gerir os principais portos comerciais e de passageiros de todas as ilhas do arquipélago.

O deputado do PCP no parlamento dos Açores absteve-se por ter dúvidas sobre o modelo de fusão proposto pelo Governo e sobre a sua consequência em matéria laboral, apesar das garantidas dadas pelo Governo de que “nenhum trabalhador será prejudicado por esta fusão”.

Saiba mais sobre:

2 comentários

  • Concordo em absoluto com a opinião do Sr Alexandre Soares dos Sntos. Tudo de pende dos Portugueses. Porém é preciso cpetência A TODOS OS NÍVEIS.
    Carlo Valador | 08.07.2011 | 10.08Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Afinal sempre se encontram umas gordurinhas...
    Antunes Almeida | 08.07.2011 | 00.09Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE