PUBLICIDADE
Política

Mário Soares lamenta ver "aflição" na sociedade e ouvir pouco Cavaco Silva

08 | 07 | 2011   09.13H

O ex-Presidente da República Mário Soares afirmou hoje que quando olha para a sociedade portuguesa vê “aflição” e considerou que o chefe de Estado, Cavaco Silva, tem dito “pouco” sobre a atual situação do país.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

A posição de Mário Soares foi assumida em entrevista à Antena 1, que hoje é transmitida, durante a qual disse ser amigo pessoal de Pedro Passos Coelho e em que também afirmou esperar que José Sócrates aproveite o período de afastamento da vida política para “curar” a sua “ponta de irritabilidade”.

“Estou a ver a sociedade portuguesa e estou a ver a aflição. Não basta dizer que isto está mal, isto vai ser muito grave, que temos todos de ter muito cuidado, como o Presidente da República fez – isso é pouco”, declarou Mário Soares, depois de ter feito uma série de duras críticas ao funcionamento presente da União Europeia e à forma como os mercados tentam “dominar” e “destruir” os estados soberanos.

Em relação ao primeiro-ministro, Soares disse ser “amigo dele”. “Isso não quer dizer que seja íntimo -, mas temos relações de amizade. Tenho simpatia e estima por ele, é um homem de boa-fé, embora não goste de certas ideias que ele tem tipo neoliberal. Como solução, acho que as privatizações vão ser uma desgraça”, advertiu o fundador do PS, numa entrevista realizada antes do corte do ‘rating’ de Portugal por parte da agência de notação financeira Moody’s.

Mário Soares disse mesmo que é impossível prever agora se o Governo de coligação PSD/CDS vai chegar ao fim da legislatura de quatro anos: “Vão existir muito dissabores até ao fim do ano, quanto mais até ao fim [da legislatura]”, exclamou a meio da entrevista.

Em relação ao PS, Soares voltou a manifestar-se neutral entre António José Seguro e Francisco Assis na corrida à liderança desta partido, mas identificou problemas entre os socialistas, o primeiro dos quais o facto de ter havido “muita gente dentro do PS que pensava que o partido era uma coisa boa para se estar e para se poder ganhar dinheiro”.

Com “esta coisa de um partido estar muito tempo no poder, aquilo foi-se deteriorando um pouco. Houve situações difíceis. Falo nestes seis anos e também nos de [António] Guterres”, observou.

Outro problema do PS, segundo o ex-chefe de Estado, foi a influência da chamada “Terceira Via” britânica ao nível da prática política.

“O PS deixou-se levar muito pelo ‘blairismo’ - isso foi a grande desgraça dos socialistas europeus”, advogou.

Já em relação a José Sócrates, elogiou a forma como reagiu à derrota eleitoral e considerou que tem plenas hipóteses de regressar mais tarde à primeira linha da vida política.

“Parece que [José] Sócrates quer agora fazer uma cura cultural em França, na área da filosofia política. Vai amadurecer. É uma pessoa corajosa, que se atira para a frente, mas tem uma ponta de irritabilidade - e tem de curá-la”, considerou.

Questionado sobre a possibilidade de a prazo haver um entendimento entre o PS, o PCP e o Bloco de Esquerda, o ex-Presidente da República afirmou ver com “tristeza” a posição de auto-exclusão de comunistas e bloquistas.

Para Soares, o resultado eleitoral do Bloco de Esquerda “significa” mesmo que esta força política “está em decadência”.

“O Bloco de Esquerda lançou-se nesta coisa toda para comer votos ao PS (essa é que é a verdade), mas não foi isso que aconteceu”, defendeu.

Saiba mais sobre:

13 comentários

  • O gajo primeiro era amigo do socas agora é só chatear . O país ficou na bancarrota e a dever
    Muito dinheiro que é mesmo de estarrecer
    Soares vê os portugueses cheios de aflição
    E diz que o Cavaco não fala da actual situação Digam lá meus senhores
    Quais são os melhores palradores
    Deixaram o país de tanga E os portugueses a carregarem com a canga
    Pedro | 08.07.2011 | 18.29Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Não há problemas . . . !
    Convocas um "novo" . . . !
    Acordo de "Alvor" . . . !
    E reunes os "terroristas" . . . !
    Da UE . . . !
    E convocas as "malguinhas" . . . !
    Para um "tratado" . . . !
    De "tordesilhas" . . . ! ! !
    alexandre barreira | 08.07.2011 | 14.41Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Já não sei qual a diferença entre um «Boi e uma Baca». É como se encontra o Estado Português.
    Rammstein | 08.07.2011 | 12.41Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Não confio em nenhum Político
    É tudo 1 cambada de ignovéis, reciclados de Tchenovil....
    Rammstein | 08.07.2011 | 12.37Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Tenho uma simples coisa a dizer: Internacional Socialismo, nunca mais!!!
    NUNCA MAIS!!! | 08.07.2011 | 11.46Hver comentário denunciado
  • "Mário Soares lamenta ver "aflição" na sociedade e ouvir pouco Cavaco Silva"? É simples: enquanto os socialistas falam como o caralho e ao fim ao cabo só falam porque devem ter problemas enormes de afirmação e de necessidade de protagonismo, os que estão mais interessados em trabalhar estão a dedicar o seu tempo ao trabalho em vez de à conversa fiada. É simples ou não é simples? É que às vezes é bem melhor não dizer nada do que andar para aí a pavonear-se e a dizer banalidades. Só lhes interessa é o partido!
    SALMORA | 08.07.2011 | 11.45Hver comentário denunciado
  • - CAVACO, SÓCRATES, COELHO E DURÃO OS COVEIROS DA NAÇÃO------------------------------------------- -------------------------------------------------- -----------------
    DEIXEM DE VOTAR EM TODOS OS ACTOS ELEITORAIS - OS MALEFÍCIOS DO VOTO DO POVO SÃO ENORMES------------------------------------------- -------------------------------------------------- -------------------------------------------------- --------------
    SÓCRATES, CAVACO COELHO E DURÃO SÃO OS CULPADOS E O NÓ DA FORCA VAI PARA O PESCOÇO DO POVO.--------------------------------------------- -------------------------------------------------- -------------------------------------------------- ----------
    CRISE EM PORTUGAL PROVOCADA E MANTIDA PELO PARTIDO ÚNICO :
    -P.S. C.D.S/P.P.D/ P.S.D- E TODOS OS DEMAIS--------------------------------------------
    Os portugueses vivem muito acima das suas possibilidades uma vez que almoçam 7 dias por semana (de Segunda a Domingo) e exigem pão em cima da mesa!
    Ora na Somália vive-se com um almoço semanal e as crianças bebem água contaminada para não chegarem a dar muitas despesas aos pais e ao Governo dado que 90% destas morrem até à idade de 5 anos! Uma vez mortas logo iniciam uma poupança a 100% e por toda a restante eternidade!
    Passos, parece um coelho na Austrália responsável pela desertificação de todo um Continente, que anda a «farejar» cêntimos nos bolsos dos pobres, desfavorecidos, desempregados e titulares de magras pensões de reforma, agora come o peru e o bacalhau do Natal 2011! Os pobres pagam a crise e os banqueiros ficam isentos de mais impostos!
    Odeio o sistema político actualmente implantado de um partido único com duas siglas, a saber, P.S./P.P.D./P.S.D – C.D.S-PP e todos os demais, que há mais de 30 anos dividem entre si o saque aos trabalhadores! Não existe nenhum partido em Portugal sério e válido em todo o espectro político, da esquerda até à direita, motivo pelo qual o ora comentador apela aos futuros boicotes eleitorais a 100%, no sentido de acabar o poder político em Portugal e passarmos a um Estado Federado.
    A União Europeia tem de se tornar uma federação de estados. Os futuros “Estados Unidos da Europa” poderão tornar-se na nova superpotência mundial. Existirá um Governo único em Bruxelas e um Orçamento Comunitário para toda a futura federação. Os políticos portugueses terão de ir trabalhar para poderem viver! Actualmente são todos a 100% larvas parasitárias que sugam todo o Orçamento do Estado e deixam o país na banca rota! -------------------------------------------------- ----------------------------
    ------------------A Agencia de produção e difusão de lixo “Moddy’s” ,vai lançar o novo produto para os dias difíceis do mês que será o “PENSO HIGIÉNICO MODDY’S” que é um produto igual aos seus relatórios isto é, serve para ser deitado ao lixo mesmo antes de ser utilizado!.--------------------------------------- ----------------------------------------------
    ------------------Já o outro produto a lançar será o “PRESERVATIVO MODDY’S” para fornicar os Estados e a economia global em segurança, controlo absoluto e discricionariedade absoluta.----------------------------------------- -----------------------------
    MIG | 08.07.2011 | 11.31Hver comentário denunciado
  • O Monstro da divida publica e privada que hoje temos deve-se em muito ao CAVACO SILVA, 1. MINISTRO, obras faraónicas que ele fez Auto-estradas e auto-estradas, Centro Cultural de Belem aquele monstro de palácio, também em 1990 fez essa tal lei para os bancos darem créditos ás familias, resultado hoje as familias tem dividas astronómicas, aumentos e subsidiode férias aos reformados, isto deu para depois ter uma maioria absoluta, a factura apareceu agora.
    SALAZAR | 08.07.2011 | 11.02Hver comentário denunciado
  • Mais um foguetão com fantásticas notícias a zombar do Cavaco. Quem foi o responsável da situação a que chegou Portugal? Bancarrota e endividamento. seiscentos mil desempregados, facturas elevadísasimas a vencer nos próximos anos, péssima imagem de Portugal no estrangeiro,todas as areformas por fazer, nossos empresas, bancos mal vistos e empresários mal vistos e mal cotados.Uma dívida pública astronómica, indústria desamparada etc. Cavaco procedeu mal , porque quando viu que a situação piorava tinha-o logo demitido. Aí está o resultado.
    Leonel | 08.07.2011 | 10.45Hver comentário denunciado
  • Até parece que não tem culpa de nada, continua a assobiar para o lado, mas a tanga continua.
    tonel 1956 | 08.07.2011 | 10.41Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Mário Soares, grande homem, grande politico. lutou contra a ditadura de Salazar, impedio que se instalasse nova ditadura em 1975. Deu a Portugal a liberdade, a democracia e a U. europeia. Os que atacaram a atacam Mário Soares, são sempre os mesmos, os utópicos extrema direita e extrema esquerda. O que ele diz sobre Cavaco, toda a gente sabe que é verdade, Cavaco, foi sempre e é o homem dos TABUS. O momento é muito dificil para os portugueses, e já há muito que anseio por algumas palavras do Presidente da República.
    voz do povo | 08.07.2011 | 10.36Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Eu tenho dito e reafirmo... há alguma senilidade latente em quem tem dificuldades de audição. Há pessoas que deveriam ter-se retirado, de forma o mais definitiva possível da ribalta, antes de começarem a manchar o seu bom nome com afirmações que revelam a sua pouca imaginação para se porem de bicos de pés... eu sei que o poder é uma coisa enebriante mas não justifica tudo.
    luisFilipe | 08.07.2011 | 09.33Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Quando é que este (fundamentalista...) se vira para Deus e deixa a politica em paz...? É preciso não ter senso...!
    Pitafeia | 08.07.2011 | 09.24Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE