PUBLICIDADE
Paralímpicos

Portugal espera apuramento de 40 atletas lusos para Londres

25 | 08 | 2011   17.59H

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) espera que se venham a apurar 40 atletas lusos para os Jogos Paralímpicos de Londres’2012, com início a 29 de Agosto, nos quais estarão 4.200 representantes de 147 países.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

O CPP perspectiva a presença de atletas portugueses em pelo menos quatro modalidades: atletismo, boccia, natação e remo.

Um comunicado do Comité Paralímpico de Portugal, divulgado hoje, recorda que os Jogos Paralímpicos abrangem atletas com deficiências físicas (de mobilidade, amputações, cegueira ou paralisia cerebral) e, até 2.000, atletas que sofram de deficiência mental, sendo que, após um interregno de 12 anos, será assinalado o regresso de atletas com deficiência mental.

Londres acolhe pela primeira vez os Jogos Paralímpicos, mas será pela terceira vez “palco” da principal competição desportiva mundial, tendo já recebido os Jogos Olímpicos de Verão em 1908 e 1948.

Os Jogos Paralímpicos tiveram a sua origem precisamente no Reino Único, pela mão do neurologista Ludwig Guttman, em Stroke Mandeville, num hospital e Centro Nacional de Lesionados Medulares, em 1948, e contou com a participação de veteranos de guerra.

Esta primeira competição coincidiu com os Jogos Olímpicos de Verão de Londres’1948, mas, oficialmente, os primeiros Jogos Paralímpicos apenas foram realizados em Roma, em 1960, com a participação de 400 atletas de 23 países.

Saiba mais sobre:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE