PUBLICIDADE
Euro/Crise

Grécia deverá receber em Setembro nova tranche do empréstimo do FMI

25 | 08 | 2011   18.24H

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse hoje que a Grécia deverá receber no final de Setembro a próxima tranche do empréstimo de resgate financiado pela instituição económica multilateral.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

“A comissão executiva do FMI poderá estar em posição de considerar a aprovação do próximo pagamento por volta do final de Setembro”, disse em conferência de imprensa o porta-voz do fundo, David Hawley.

Em Maio de 2010, o FMI, a União Europeia e o Banco Central Europeu atribuíram á Grécia um empréstimo de resgate de 110 mil milhões de euros, quando o país estava á beira da bancarrota, que ameaçava a zona euro.

O FMI prometeu participar com 30 mil milhões de euros no programa de apoio a Atenas, sendo que já pagou 17,4 mil milhões de euros, do total de 65 mil milhões que a Grécia já recebeu.

Hawley afirmou que a missão que está em Atenas para passar em revista as contas públicas gregas deverá terminar o trabalho a 05 de Setembro e, “assumindo que os acordos estão a ser cumpridos”, a comissão executiva do FMI poderá assim pagar mais uma tranche até ao final do próximo mês.

Os peritos da União Europeia e do FMI iniciaram há uma semana a auditoria regular às finanças gregas, para apurar se o país pode receber aquela que será a sexta tranche do programa de financiamentos de emergência.

Numa reunião de emergência, em Julho, os 17 países da zona euro decidiram atribuir à Grécia mais 109 mil milhões de euros, que se juntam a uma contribuição de 50 mil milhões de euros do sector privado, para evitar que a Grécia entre em incumprimento, que poderia contagiar toda a zona euro.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
Grécia deverá receber em Setembro nova tranche do empréstimo do FMI | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE