Astronomia

Cientistas descobrem novo planeta fora do sistema solar

25 | 09 | 2011   20.03H

Uma equipa de astrónomos norte-americanos afirma ter descoberto um planeta fora do sistema solar, numa área que denominam "Zona Habitável".

O planeta está perto da estrela Gliese 58, a cerca de 20 anos luz da terra, tem condições que leva a compará-lo com o Planeta Terra.

Não há ainda confirmação da existência de água líquida naquele planeta, mas se houver será o planeta extra solar mais parecido com a Terra, dizem os astrónomos. De entre os 374 candidatos a planetas habitáveis, este é o que apresenta maiores possibilidades de ser habitável, segundo um comunicado da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, emitido pelos astrónomos responsáveis pelo estudo.

Segundo a NASA, um planeta na zona habitável não significa que seja um lugar onde poderão viver humanos. A possível colonização do planeta depende de muitos factores, mas os mais importantes são a existência de água líquida e uma atmosfera.

Este é já o sexto planeta descoberto ao redor da estrela anã vermelha Gliese 581, e deverá ser rochoso e com um tamanho superior à Terra.

Saiba mais sobre:

1 comentário

• E... outros vão aparecer ... O Aperfeiçoamento constante dos instrumentos e da evolução das técnicas, faz-nos ter o privilégio de conhecer e nos levam a outras dimensões de um infinito ilimitado e inumerável, onde o tempo e o espaço são absolutos no Universo e nos faz depreender o Mundo que é o”motor” do conhecimento, mistérios novos apresentam a desvendar ... Investigação do antes Big Bang ofuscada no Universo pelo Big Rip ... Novos e grandes desafios se colocam ao Homem, a cada minuto que passa... Fico fascinada com novas descobertas do Belo e Sublime Cosmos ...
    Marluz | 26.09.2011 | 13.53Hdenunciar comentário