PUBLICIDADE
Astronomia

Satélite da NASA já caiu no Pacífico, mas em local desconhecido

25 | 09 | 2011   20.19H

O satélite não comandado da Agência Espacial Norte Americana afundou-se no último sábado no oceano Pacífico, entre as 4h23 e as 6h09 (hora de Lisboa), revelou a NASA.

“O Joint Space Operations Center na base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, disse que o satélite penetrou a atmosfera por cima do oceano Pacífico”, escreve a NASA, no 15º comunicado sobre o destino do Atmosphere Research Sattelite (Satélite de Investigação da Atmosfera Superior).

A nave pesava cerca de seis toneladas, e esperava-se que 26 das suas peças não se desintegrassem durante a reentrada e atingissem a superfície. Algumas delas pesam mais do que cem quilos e segundo os cálculos iriam espalhar-se ao longo de 800 quilómetros.
Apesar de tudo, a NASA não conhece ao certo o local onde caiu o satélite. Nos próximos dias poderão começar a aparecer peças da estrutura.

A BBC News chegou a avançar, no Twitter, que algumas das peças tinham caído no Canadá, mas a informação não foi confirmada. “A localização e altura precisa da reentrada ainda não são conhecidas com certeza”, declarou a NASA.

O UARS foi lançado em 1991 para medir a química da parte superior da atmosfera.

Saiba mais sobre:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE