Logótipo XL |Automotor |Classificados |Correio da Manhã |Destak |Jornal de Negócios |Máxima |Record |Rotas & Destinos |Semana Informática
Automóvel

Toyota e BMW estudam aliança de partilha de tecnologia

26 | 11 | 2011   13.01H

O fabricante japonês Toyota e a alemã BMW AG ponderam formar uma aliança para partilhar tecnologia orientada ao desenvolvimento de veículos ecológicos, revelou hoje a agência nipónica Kyodo.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

O acordo prevê que a BMW disponibilize motores diesel à Toyota que, por sua vez, partilhará a sua tecnologia de veículos híbridos com a empresa alemã, explicaram fontes próximas da negociação citadas pela Kyodo.

Com o eventual acordo, os dois fabricantes procuram cortar custos nos seus departamentos de tecnologia e responder ao mesmo tempo à crescente procura de veículos diesel nos mercados desenvolvidos.

A Toyota pretende também fomentar o seu segmento de veículos diesel na Europa enquanto que a BMW procura ampliar a sua competitividade no setor dos veículos ecológicos com os novos modelos híbridos.

De acordo com a Kyodo, a Toyota já iniciou testes para aferir se os motores diesel da BMW podem adaptar-se aos seus veículos de passageiros.

A materializar-se, a aliança com a BMW seria a segunda parceira internacional da Toyota depois de em agosto ter acordado as bases com a Ford para produzir camiões e veículos todo-o-terreno híbridos que devem chegar ao mercado no final da década.

Saiba mais sobre:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE