Especial híbridos

Do monovolume Peugeot 3008 ao luxo do Série 5 híbrido

24 | 05 | 2012   15.45H

Os veículos 100% eléctricos já chegaram, mas os híbridos continuam a evoluir e existem cada vez mais opções, dos monovolumes como o Peugeot 3008 híbrido (o primeiro a Diesel) que testámos, até aos veículos mais luxuosos como o BMW ActiveHybrid 5.

João Tomé | jtome@destak.pt

O caminho até à massificação de automóveis que não se movem apenas a combustíveis fósseis ainda é longo. E apesar de já existirem opções (muito dispendiosas) 100% eléctricas, os híbridos ganham novos argumentos.

Testámos dois modelos com conceitos distintos, mas que nos encheram as medidas. Comecemos pelo monovolume familiar Peugeot 3008 Hybrid4.

O conceito é o normal nos híbridos, com a junção de um motor a combustão e outro eléctrico, só que o que o torna único é o facto de ser um crossover e ser o 1º híbrido diesel do mundo.

Mas o que surpreende é a potência para um híbrido:temos 200 cv (163 do motor 2.0 diesel e 37 cv do motor eléctrico), tracção às quatro rodas, consumos anunciados de 3,8l/100km, emissões para a atmosfera de 99g/km e conseguimos ter uma condução aliciante.

No nosso teste fizemos médias de 5l/100 km, o que é razoável. Existem quatro modos de condução, com destaque o o modo 4x4 e o 100% eléctrico ZEV (só funciona se não acelerarmos muito durante 4 km). Custa desde 36 082 euros.

ActiveHybrid 5, luxo híbrido
A combinação entre potência e consumo chega a ser brilhante no novo BMW ActiveHybrid 5. Este Série 5 adaptado, tem 340 cv (306 do motor a gasolina sobrealimentado de seis cilindros e 54 cv do motor eléctrico alimentado por baterias de iões de lítio de alta performance) e um consumo médio anunciado de 6,4 l/100 km, um valor raro para um automóvel com mais de 4m80 e tanta potência.

Até aos 60 km/h podemos circular apenas no modo 100% eléctrico o que permite, em cidade, baixar bastante os consumos. A caixa automática de oito velocidades é suave, mas quando pretendemos velocidade este Série 5 também cumpre: atinge os 100 km/h em 5,9 segundos.

Luxo não falta, num automóvel preocupado com o ambiente e com um sistema que motiva o conduto a poupar. O preço é que pode assustar alguns: 76 825 euros.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
Do monovolume Peugeot 3008 ao luxo do Série 5 híbrido | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE