Ensaio

'Choque' Volt, um Chevrolet eléctrico e com extensor de autonomia

19 | 07 | 2012   13.43H

O Chevrolet Volt é um veículo eléctrico com um extensor de autonomia a gasolina muito útil

João Tomé | jtome@destak.pt

Foi votado o Carro Europeu do Ano 2012, em conjunto com o irmão Opel Ampera, e procura juntar o melhor de duas formas de movimentar um automóvel.

O Chevrolet Volt tem um nome que não engana, é um carro para se ligar à corrente. Mas como a tecnologia eléctrica – armazenada nas baterias de iões de lítio – ainda não consegue autonomias prolongadas, o grupo da General Motors apostou em colocar no Volt e no Opel Ampera um extensor de gasolina.

Ou seja, temos um máximo de 80 km de autonomia eléctrica para gastar, mas quando as baterias se esgotam não temos de ficar ‘apeados’ ou perder mais 8 horas para carregar. O extensor de autonomia a gasolina fornece o motor eléctrico e dá-nos mais cerca de 500 km para podermos continuar a viagem sem paragens.

Com um motor eléctrico, que desenvolve um total de 150 cv de potência, a verdade é que o Volt surpreende por ser um automóvel tão rápido e que nos permite ter uma condução tão descansada.

E mesmo quando passamos para o uso da gasolina é possível fazer consumos de 2l/100km e emissões de CO2 de apenas 27 g/km. O preço é que ainda ‘dói’: custa 41 mil euros.

--
POSITIVO Conceito
É um eléctrico bem conseguido, rápido, sem os problemas de autonomia de outros eléctricos.
NEGATICO Preço Leva 4 ocupantes e tem algum espaço, mas os 41 mil euros que custa só se justificam por ser eléctrico...

--
Eléctricos em queda a pique em Portugal

A quebra nas vendas de automóveis atingiu os eléctricos e híbridos em Portugal – ambos caíram 30% em 2012, segundo a ACAP. Mas os eléctricos tiveram mesmo uma redução de 64,5% no 1.º semestre de 2012, ou seja, venderam-se apenas 33 veículos, contra 93 vendidos nos primeiros seis meses de 2011.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
'Choque' Volt, um Chevrolet eléctrico e com extensor de autonomia | © DR

1 comentário

  • Phosphide Acid Phosphate recurring erysipelas
    cialis price | 15.11.2012 | 17.22Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE