Pequim 2008

Saiba onde ver os jogos

08 | 08 | 2008   14.47H

Os especialistas prevêem que a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos (JO) de Pequim, que se realiza hoje a partir das 13h (hora portuguesa), seja o evento televisivo com maior audiência de sempre.

A organização do evento estima que o mesmo seja visto em directo por mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo. Está preparado para pegar no comando?

O Destak vai dar-lhe conta do que pode ver e em que canal.

A RTP é a emissora de televisão portuguesa que está, oficialmente, autorizada a transmitir os Jogos. Para o efeito, o canal estatal preparou uma das maiores coberturas de sempre deste acontecimento e promete a emissão de quase 500 horas.

A cerimónia de abertura e as principais finais são transmitidas - embora não em exclusivo - prioritariamente pela RTP1.

Nas diferentes grelhas de programação vão surgir também blocos informativos como o Jornal Olímpico, que passa às 18h na RTP1 e às 19h na RTP2, e ainda as Noites Olímpicas, às 23h, na RTPN. Estes espaços são apresentados e coordenados pelo jornalista Paulo Catarro.

A grande novidade por parte da família RTP assenta na criação de um canal em alta definição, assegurado pela ZON Multimédia, no canal 10 da TV Cabo, exclusivamente dedicado à transmissão daquele que é o maior evento desportivo do planeta.

Desta forma, a RTP procura contornar a questão do fuso horário (são sete horas de diferença) existente entre Portugal e a China.

A SIC e a SIC Notícias vão acompanhar os JO em geral e a participação portuguesa em particular em todos os seus serviços noticiosos. Além do acompanhamento dos Jogos, a equipa SIC (jornalista António Cancela e Pedro Freitas) está preparada para fazer um conjunto de reportagens sobre a China. O primeiro exemplo é a Grande Reportagem, transmitida no passado domingo, cujo conteúdo foi precisamente a vida em Pequim.

O mesmo acontece com a TVI. Segundo o Destak apurou, Cristina Ferreira é a jornalista enviada para a cobertura do evento, sendo que está prevista a sua entrada em directo em todos os blocos noticiosos da estação, assim como peças gravadas. Programas como Você na TV e As Tardes da Júlia vão servir, sempre que haja motivo para tal, de veículo para desenvolvimento do tema JO.

No cabo, a SportTV vai transmitir, a partir de sábado, um programa especial de informação sobre o evento: Filhos do Olimpo. O canal vai privilegiar as modalidades colectivas (jogos e torneios de futebol, voleibol de praia e basquetebol) e as prestações dos atletas lusos.

Já a Eurosport vai dedicar toda a sua programação à transmissão dos JO.

Marta Araújo | destak@destak.pt
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE