Logótipo XL |Automotor |Classificados |CorreioManhã |Destak |JNegócios |Máxima |MInteriores |PCGuia |Record |Rotas |Sábado |SInformática
Trabalho

Mulheres recebem menos 25% de salário do que os homens

01 | 10 | 2008   09.52H

Estudo do Eurofound conclui que Portugal é o país da Europa onde há maior diferença nos vencimentos. Campanha para acabar com discriminação das mulheres chega brevemente a Portugal.

Marta Araújo | destak@destak.pt

As empresas portuguesas lucram mais de 6 milhões de euros pelo facto de pagarem um salário menor ao sexo feminino. Os dados constam de um estudo do Eurofound - que incidiu sobre 28 países -, que utilizou apenas dados oficiais dos quadros de pessoal das empresas divulgadas pelos próprios governos. No caso português, os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

Salário inferior em 25,4%

Portugal é mesmo o país onde a discriminação de remunerações com base no género é maior. Em média, as mulheres recebem menos 25,4% do que os homens e estima-se que em 2008 a diferença entre o ganho médio dos homens e das mulheres seja de 249,65 euros/mês.

Para além da discriminação sexual, os elementos femininos - segundo o estudo - recebem menos quanto maior for a sua escolaridade e qualificação. A discriminação remuneratória das mulheres é também desigual no que diz respeito aos sectores de actividade.

A este nível, por exemplo, as diferenças são bem patentes na Indústria Transformadora e nas Actividades de Serviços Colectivos, Sociais e Pessoas. O ganho médio da mulher na Indústria Transformadora é inferior ao do homem em 32,6% e no sector de outras Actividades de Serviços Colectivos, Sociais e Pessoais, o ganho médio da mulher era inferior ao dos homens em 43,5%.

O economista Eugénio Rosa assegura que o Governo tem conhecimento da situação, mas acrescenta que «este nada faz para acabar imediatamente com essa discriminação flagrante, tal como exige a lei».

Foto: 123RF
123RF | © 123RF
PUBLICIDADE

71 comentários

  • A minha ex-mulher não tem formação superior e ganha bem mais do que eu. Eu sou licenciado e ela é administrativa.
    Manuel | 23.10.2008 | 13.41Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Esteve aqui um anónimo de mente e boca porca, parece-.me .Todos sabemos que os homens dão à língua nos barbeiros, nos cafés e esplanadas, nos jantares de amigos, no bar ou cantina da empresa, etc. Nem todos sabemos, pelo menos eu juro que não sei, o que são "punhetas a grilos". Mas, cheira-me a badalhoquice.
    feminina | 09.10.2008 | 01.30Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • FEMINISTA erotico-badalhoca, não temos os teus vicios. Vai bater punhetas a grilos!!!
    anónimo | 08.10.2008 | 04.46Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Eu sei que os machões tb gostam de dar à lingua...e aonde!
    feminista | 07.10.2008 | 20.56Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Mulheres recebem menos 25% de salário do que os homens? Normal !!! Deixem de dar à lingua!!!
    machão | 07.10.2008 | 16.56Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Homens em casa a tratar dos putos e dos velhos que também merecem carinho. Além disso, os patrões podem poupar mais uns milhões porque empregam mulheres a ganhar menos...
    mulher | 07.10.2008 | 16.37H
  • Mulheres para casa cuidar dos putos e dos velhotes, que também merecem carinho e não o desterro em jardins de infância e lares da Terceira Idade, respectivamente.
    Lopes da Silva | 06.10.2008 | 16.10Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Coitadas! Têm de se desdobrar, acumulando tarefas, para se apresentarem como eles gostam e manterem o emprego...
    brasileira | 06.10.2008 | 13.45Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Mas algumas têm tratamento muito especial por parte dos chefes e patrões, pelo menos até chegarem aos 35 anos.
    anónimo | 06.10.2008 | 12.48Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Não. Ganhava mais, tinha mais mulheres a olhar para ele e ajudava a mudar mentalidades.
    inha | 05.10.2008 | 14.01Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • se um homem andasse a lavar escadas,teria o mesmo ordenado que uma mulher?
    eu | 05.10.2008 | 09.32Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Trabalho mais que o meu marido e ganho menos que ele. Como hei-de proceder para ser indemnizada da parte dos seis milhões que me pertencem?
    mulher de vida | 05.10.2008 | 00.52Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Mentir é dizer que dinheiro não é dinheiro, pau é ferro e ferro é pau ou que se é o que nunca conseguiu ser....... As mulheres ganham o mesmo que os homens quando desempenham trabalhos iguais.... Disso ninguém duvide. Há imensas profissões que, bem observadas, demonstram isso mesmo. Há mulheres que ganham mais que os homens! Veja-se o que e quanto ganham as empresárias volta e meia faladas na comunicação social... Há as gestoras que quando qualificadas auferem balúrdios !!! Há as que trabalham na noite que ganham bem, embora vendendo o corpo! Agoar se as mulheres mereceriam ganhar mais. nomeadamente as que acumulam outras funções resultantes da forma de viver das famílias, é outra coisa........ Faça-se, então, um movimento para compensar as donas de casa pelo excesso de trabalho que têm....
    Corsário Negro | 04.10.2008 | 23.56Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • é verdade! se trabalhassem mais em vez de andar a falar e beber cafezinhos... ficam 40 minuots a falar de botas e afins.. ja sao diversos trablaho que fiz.. e é sempre a mesma coisa.. vá la nao sao todoas iguais se não Portugal estava lixado...
    Papinho bom | 03.10.2008 | 22.22Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • As mulheres engravidam! Está tudo dito. Eu tenho muita sorte em estar numa empresa em que essa discriminação não acontece de todo.
    Soph | 03.10.2008 | 17.48Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Estas estatisticas são muito engraçadas. um exemplo " 1 tecnico ganha 2000 euros e outros 4 ganham 500 cada, entao fazendo a media dá 4000/5= 800 euros cada....depois dizem epá até ganham bem uma media 800 euros, quando é um a mamar 2000 e os outros 500 cada, e ainda dá para fazer melhor.....como podem ver isto é tudo uma aldrabice, há homens que recebem menos que mulheres, e o problema é que a maioria dos homens e mulheres , recebem demasiado pouco...... Isto é uma falsa questão. Há coisas mais importantes para tratar do que virem com estas "coisas", qualquer dia nem homens de mulheres, porque deixa de existir emprego..
    buabua | 03.10.2008 | 15.19Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Eu até nem me importava que o meu marido ganhasse o dobro e me fosse permitido ficar em casa a gastá-lo...Mas como trabalho como ele e ainda sou a empregada doméstica e a ama das crianças, vou reivindicar um subsídio do Estado.
    linguarudatambém | 02.10.2008 | 20.41Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Realmente é pena que as profissionais do sexo não possam ser tidas em conta, nos estudos. Eu gostaria de poder descontar pró IRS e prá S. Social, como gente que também sou. Vá, homens da política, legislem nesse sentido...,de que têm medo? Será mais progressista legalizar o casamento gay que a prostituição?
    maria qualquer | 02.10.2008 | 17.48Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Este estudo não incluiu a mais velha profissão do mundo, pois não?
    anónimo | 02.10.2008 | 16.00Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • BASTONÁRIO, também não posso ser especialista em tudo...Mas deve ter sido com algum truque de magia...(Darwin já está a ser questionado, sabia?)
    brasileira | 02.10.2008 | 15.44Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ó VENTURA, onde é "cá"? Nós somos "amis en ligne", estamos a navegar na internet...Eu não disse onde estou, mas sei que anda, por aí, alguém que está em Inglaterra (lá, o teclado não tem acentos), parece-me que há outro que comenta da França...Fiz-me entender? E se costumam "encher a barriga e outras coisas a brasileiras", é porque lhes sabe bem, não é porque nós obriguemos, né?
    brasileira | 02.10.2008 | 15.36Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Oh Brasileira se deus clonou a mulher entao o homem como apareceu?de uma semente?conversa de treta
    BASTONARIO SEM PAPAS NA LINGUA | 02.10.2008 | 12.58Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • a ganhar mais ou a menos,é preciso é termos todos trabalho.
    anónimo | 02.10.2008 | 07.38Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Normal passam o tempo a dar à lingua.
    MPI | 02.10.2008 | 04.08Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • O Brasileira, já que falas em Deus,deves saber que és feita duma costela do homem, tu deves estar a falar dos brasileiros, até tiveste que vir para Portugal para os Portugueses te encherem a barriga, e não só.......
    Ventura | 02.10.2008 | 01.00Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Estou totalmente de acordo,seja homem ou mulher, trabalho e produtividade igual, salário igual, quem produz menos seja homem ou mulher terá que ganhar menos.Li alguns comentários e elas vem com a desculpa das lides de casa, isso hoje é falso, porque á mais homens a fazer a vida de casa, do que mulheres. Tudo isto que elas exigem e que acham ser direitos, não tardará muito tempo, e tudo se vai voltar contra a elas, muitas já estão a sofrer a solidão e outros sofrimentos.
    Albino | 02.10.2008 | 00.55Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • As mulheres de agora querem que os homens se sintam iguais, não discriminados e por isso, deixam-nos tratar da casa. Ó homens, admitam que sem elas vocês não são nada...No acto da criação, Deus percebeu isso e clonou a mulher!
    brasileira | 02.10.2008 | 00.43Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Dizem elas que ficam em casa a tratar do filho, ó que metirosas, isso era a avó delas, as mulheres que estão agorea na idade reprodutiva, nem sequer sabem tratar da vida da casa e muito menos dos filhos, são as desgraçadas das avós é que tem que criar os netos,voces não peçam, trabalhem de igual moda que os homes, dando nas mesmas horas de trabalho, a mesma produtividade e depois exijam aos patrões que lhe paguem igual, porque a lei diz isso, voces querem é mama.
    Rafael Marques | 02.10.2008 | 00.15Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • É verdade PIM, também somos melhores actrizes, na cama...E acrescento que os homens, até aí, são substituíveis...
    Deusa | 01.10.2008 | 23.52Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ora cá está outro caso de pura discriminação por parte do Estado apesar da lei o proibir. E de que é a culpa desta situação? Quem é que tem vindo a 'minar' o próprio Estado e a Sociedade ao longo da história deste País afavor desta discriminação 'permitida'? Nao adivinham?... Na verdade o 'enigma' é muito simples de decifrar... a 'culpa' de tudo isto não é nada mais nada menos do que ... da religião! E porquê?? porque a religião sempre foi contra as mulheres... para a religião, a palavra MULHER é sinónimo exclusivo de 'escrava' exclusiva do marido, ou seja, ficar em casa a cuidar da roupa do marido, ser sua escrava sexual, limpar a porcaria do dito marido, cuidar dos filhos, da casa, etc..etc...etc... agora trabalhar fora do lar ?? Só para as ditas de 'imorais'... e 'prontos'... é assim que se vê a 'laicidade'/mentalidade do Estado Português e Sociedade em geral, quando se abordam assuntos desta natureza e de outros já anteriormente discutidos...
    gay ferranho | 01.10.2008 | 23.50Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Interessante, o homem so tem um trabalho . a mulher tem varios! A casa, os filhos , o marido ( que é um enorme trabalho), o trabalho fora e ainda querem fazer comparaçoes de produtividade?! TENHAM VERGONHA!
    RITA | 01.10.2008 | 23.47Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • È DOLOROSO PARA O HOMEM SENTIR NA PELE O QUE ANOS A FIO FIZERAM AS MULHERES! DESPREZO, HUMILHAÇÃO, PODER ECONOMICO, MAUS TRATOS ... SINTAM NA PELE A PRIVAÇÃO DE MILHARES DE ANOS QUE AS MULHERES SENTIRAM. NAO GOSTAM?! POR VEZES TEMOS QUE SENTIR NA PELE O QUE É SER MALTRATADO. SE TODOS FOSSEMOS TRATADOS DE IGUAL PARA IGUAL ERA BEM MELHOR. WATH GOES AROUND COMES AROUND......
    TIM | 01.10.2008 | 23.45Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • OS HOMENS SAO UNS BANANAS ! E QUANDO FICAM DOENTES PARECEM CANALHA AUTENTICA E JA VAO MORRER. ENFIM!!! É SÓ MACHO.
    CUCU | 01.10.2008 | 23.39Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • acabem com a mama. Mas primeiro deêm as mesmas oportunidades para as mulheres e depois veremos quem produz mais. Ponham as mulheres no topo e o homem fica em casa a tratar dos filhos e da casa ai vamos ver quem é quem?
    ahahahah | 01.10.2008 | 23.38Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • E só ressabiados. Oh sr. corsario como é que o macho amamenta o Bébé recem nascido? e mais tem direito a ficar meses em casa se quiser a tratar do filho, mas nao quer! Leia o codigo de trabalho. Rafael defina produtividade? reunioes fora de horas? estamos a falar de sectores como a industria , linhas de produção em que a maioria sao mulheres! nao seja mentiroso.
    pum | 01.10.2008 | 23.35Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Estou totalmente de acordo com o comentário do SR. TONI, para haver justiça, homens ou mulheres devem serem pagos de acordo com a produtividade que cada um dá a empresa. Todas as mulheres que trabalham no estado, auferem os vencimentos iguais aos homens. No privado se é verdade que as empresas pagam menos ás mulheres porque será ? é que a produtividade delas é muito inferior,as mulheres sempre viveram á custa dos homens, mas já é tempo de acabar com isso.
    Rafael Marques | 01.10.2008 | 23.05Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Trabalhei sempre com muitas mulheres e sempre lhes dei o valor que mereciam. Todas ganhavam o mesmo que o homem, quando em iguais funções. Algumas delas eram mesmo superioras hierárquicas dos homens que tinham o mesmo curso e eram bem aceites por eles, embora sabendo-se que tinham funções de mais responsabilidade , Nas diversa profissões que conheço e onde há pessoal misto, os honorários são iguais se as funções forem as mesmas e, por isso, discordo do estudo feito e apresentado. Acho que esse estudo deveria ser feito há muitos anos atrás, quando os direitos das mulheres não eram aceites pela Sociedade civil. Eu até acho que, ultuimamente até quem é descriminado é o Homem : 1º porque não sendo parturiente não vai para casa tratar dos recem-nascidos uma série de meses.... 2º - como não lhes é concedido tempo para amamentação, acompanhamento, etc. trabalham mais tempo sem que haja diferença no vencimento.... ; 3º - Toda a gente se tem preocupado, ultimamente, com a mulher. Veja-se que até os Partidos Políticos exigem percentagem feminina nas suas listas ! Eu, pessoalmente, não concordo porque entendo que devem ser elas a ganhar espaço político e não usar uma benesse que lhe querem oferecer. E já viram que há mulheres superiores a Homens ? Empresárias de Sucesso, estilistas de categoria, cientistas consideradas...... Há que organizar um Movimento Defensor do Homem que está a ser ultrapassado em tudo...... E mais não digo para não me baterem pois sou homem....
    Corsário Negro | 01.10.2008 | 23.01Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • oh deusa esqueces-te um pormenor : e fingir orgasmos? essa capacidade eles nao tem....ca atrasados.....
    pim | 01.10.2008 | 22.51Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Não resisto a dar o meu ponto de vista feminino. Se o estudo diz que as mulheres ganham menos, devemos acreditar, mas ficar de sobreaviso porque, como alguém já referiu, a intenção pode ser baixar o salário dos homens. Como se fez com a função pública: em vez de se melhorar a vida dos dos do sector privado, piorou-se a dos do sector público. Em relação `a produtividade, sabe-se que, como se desconfia sempre das capacidades da mulher, esta tem de trabalhar mais e melhor que o homem para provar que é boa no que faz. Os homens têm a fama e..."deitam-se na cama": à 2ª, só falam dos jogos da liga; à 6ª, é dos jantares com os amigos ; nos outros dias rivalizam entre si para ver qual consegue a atenção das "brasas" lá do sítio; diariamente lêem os jornais desportivos e vão prá net ver a cotação das acções e etc...Bem, quanto à inteligência, dou-lhes isso de bonus se assumirem que a culpa do atraso do país é vossa...Realmente, devem ter mais músculo e força física, mas as mulheres têm mais esperteza e até fingem que não são capazes só para eles se sentirem úteis...Sobre sexo, quem é capaz de o praticar várias seguidas e de ter orgasmos múltiplos, quem é? E quanto à capacidade de amar e de odiar, querem medir forças?
    deusa | 01.10.2008 | 22.42Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Que dizer de este pais a beira mar de nabos plantados! A mulher sempre foi discriminada socialmente pelo Homem o ser superior. Nao podiam votar, nao podiam ter contas bancarias, nao podia opinar, nao podiam sair do pais sem autorização do ser superior! E depois vem com estes disparates que as mulheres nao descobriram nada, nao gostam de sexo, enfim baboseiras. O que me parece é que voçes seres superiores o que gostam é de maltratar quem nao pode. A isso chama-se Cobardia. Sim porque um homem com " H" grande e tomates no sitio nao precisa de humilhar ninguem ,nem de rebaixar, maltratar e privar as pessoas de direitos iguais. Apenas e só o mais fraco de espirito uso o poder , seja economico , social para fazer poucos do que nada têm. E PARA AQUELAS MULHERES QUE DEFENDEM ESTE TIPO DE HOMENS QUE MALTRATAM OS OUTROS E OUTRAS AINDA DEVIAM LEVAR MAIS NO FOCINHO. MAS DOIS PALLHAÇOS FAZEM UM CASAL , UMA FAMILIA. ENFIM, POBREZA!!!!!
    Espirito Santo | 01.10.2008 | 22.23Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • É assim mesmo anonimo! dizes mal de tudo ; é das mulheres, é dos homossexuais, dos velhos, do País. És o gajo perfeito, melhor nao há! queres casar comigo?
    lola-lolita-lolito-lolota | 01.10.2008 | 22.01Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • As mulheres no trabalho passam as horas a falar nas telenovelas,na vida das vizinhas e das colegas, que andam a dar quecas com este e aquele.Elas nem se dão umas com as outras dizem que os homens são muito mais amigos. A mulher é um ser inferior em tudo, na força fisica, na mente, na intelegência. Digam quantas cientistas conhecem, na História de Portugal, quantas mulheres fizeram descobrimentos,a partir dos 45 50 anos entram na manopausa, já não gostam de sexo, engravidar só até aos 35 anos, os homens, tem prazer e fazem filhos até com75 anos, somos muito superiores, em tudo.
    anónimo | 01.10.2008 | 20.09Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • pede para os vencimentos terem base na produtividade de cada um, ... BELO ARGUMENTO MAIS HORAS IMPLICA MAIS PRODUTIVIDADE?! SIM PORQUE NISSO OS HOMENS SAO EXIMIOS.. A CHULAR.....
    PUM | 01.10.2008 | 20.08Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Sou mulher ganho pouco e trabalho na vertical. Os homens ganham mais, serviço igual, e passam o dia todo na merd@ da internet a ver sites pornograficos, e a contar anedotas , resumindo e concluindo , em 8 horas de trabalho 7 horas sao passadas a coça-los , depois da hora é que se lembram de trabalhar, sao mais umas horitas extras para chular o patrao e mostrar que trabalha muito; a mulher ta em casa a tratar dos filhos e da casa depois de um dia de trabalho. De facto somos menos produtivas.
    bem haja | 01.10.2008 | 19.57Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Mas deviam ganhar menos porque a produtividade das mulheres é muito inferior. MENTIRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    MENTIRA | 01.10.2008 | 19.51Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Mas deviam ganhar menos porque a produtividade das mulheres é muito inferior. GANHE JUIZO!!!!!!!!!!!!!!!!
    OLE | 01.10.2008 | 19.47Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Esta noticia não é verdadeira, dou alguns exemplos, professoras,enfermeiras, médicas,mulheres Guarda, Policia. todas as funcionárias públicas e tantas outras,ganham exactamente o mesmo que os homens. Mas deviam ganhar menos porque a produtividade das mulheres é muito inferior. Se alguem quiser ser justo tanto homens como mulheres, no estado ou no privado, pede para os vencimentos terem base na produtividade de cada um, não é uns andarem a trabalhar para os calões masculino ou femenino.
    TONI | 01.10.2008 | 19.39Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • AHAHAHAHAH. A VELHA HISTORIA, SINONIMO DE INSEGURANÇA MASCULINA, É QUE A MULHER SOBE NA CARREIRA PORQUE ABRE AS PERNAS E OS HOMENS É POR MÉRITO. AHAHAHAHAH IGNORANCIA
    Paulo | 01.10.2008 | 18.58Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • O homem e a mulher em geral é o espelho da sociedade em que se insere. Como a sociedade está podre e corrompida, o homem e a mulher em geral estão podres e corrompidos. Toda a gente quer fama, dinheiro e poder, quer seja homem ou mulher. Toda a gente tem o seu preço, mas a mulher devido ao culto do corpo e da vaidade feminina, por um lado, e da virilidade masculina, por outro, tem um preço muito mais dado aos favores sexuais. Muitas delas, em muitos casos, mesmo sendo imcompetentes ou até ociosas, sobem na vida dessa forma, usando o corpo e o sexo. O homem ou é competente, ou simplesmente fica com os piores empregos.
    anónimo | 01.10.2008 | 18.52Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Meu querido anonimo faça-me um desenho, sim? É A REALIDADE E HA MUITOS HOMENS QUE NAO ADMITEM ISSO!
    Olga | 01.10.2008 | 18.49Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • OLGA, todos abemos que há mulheres e mulheres e homens e homens. Mas aqui está-se a falar na mulher em geral e no homem em geral, percebe?
    anónimo | 01.10.2008 | 18.44Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Pragmatico e Erivaldo pedir desculpa é uma acto de hombridade e dignidade. Ser hipocrita e cinico nao. O grande problema da nossa sociedade e fazermos divisoes, mulheres de um lado , homens do outro , etc. Como tudo na vida Ha mulheres e mulheres , ha homens e homens. Em todos os grupos e profissoes ha bons bons e os maus profissionais como boas e mas pessoas. Tentemos ser um pouco racionais e termos uma discussão saudavel e inteligente.
    olga | 01.10.2008 | 18.29Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Pois, tb tenho que pedir desculpa... Eu disse isso tudo das mulheres pk separei-me da minha mulher pk ela traía-me e fiquei mt magoado.. Sou mt parvo.. Desculpem-me o resto das mulheres!
    PRAGMÁTICO | 01.10.2008 | 17.45Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Admito eu sou um parvo e queria era ganhar mais!! Sou mesmo estúpido... E sou um miúdo.... enfim.. tenho o nariz grande, estou cheio de acne e sou bué de feio.. Desculpem mulheres!
    ERIVALDO | 01.10.2008 | 17.43Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Vocês são demais!!! Aqui toda a gente pode dizer qq coisa e escrever o nome que quiser. Ana, esquece os homens, alguns são muito medíocres e têm é inveja de nós e dos nossos ordenados delas... :) A happy day for all.
    It's a girl* | 01.10.2008 | 17.39Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Acho injusto a Ana falar dos benefícios obtidos pelos homens do modo como o fez. A minha mulher janta muito mais vezes com o patrão dela do que eu com o meu. Não tem carro da empresa, mas o patrão vem buscá-la e trazê-la, o que acaba por ser ainda melhor.
    Pragmático | 01.10.2008 | 17.38Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • claro que sim ana...
    paulo | 01.10.2008 | 17.13Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • * beneficios
    ana | 01.10.2008 | 17.11Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Os homens trabalham muito mais e têm outras potencialidades.
    ana | 01.10.2008 | 17.11Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ha um anonimo que diz mal ha outro anonimo que diz bem, quantos saõ ? ou entao tem dupla personalidade! o Pragmatico é macho, pois os homens tambem tem regalias quando sao Pais. Alem de que quando engraxam o Patrao mais benefecios tem. É carro da empresa , é jantares ,.. enfim...... E a Mulher sempre trabalhou mais que o Homem, duplamente.....
    ana | 01.10.2008 | 17.00Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Conheço muito homem que recebe 50% do salário das suas mulheres. Há de tudo, o mercado é livre e aberto, e a conjuntura também está sempre a mudar.
    anónimo | 01.10.2008 | 16.41Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Esta notícia não interessa para nada. É puro lançar de pedrinhas para o charco de forma a tentar agitá-lo, para o estudar melhor...
    anónimo | 01.10.2008 | 14.53Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • nojento pra o PRAGMÁTICO ainda é pouco!! será que a mulher sabe a porcaria que tem em casa!? Este em vez de cérebro tem um .... m.... a boiar lá dentro, não serve nem para fertilizante!
    victoria | 01.10.2008 | 14.39Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Este comentador PRAGMÁTICO é, no minímo, nojento!!!
    ls | 01.10.2008 | 14.32Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Parece-me que se esqueceram de contabilizar as mordomias que as mulheres usufruem quando estão grávidas e após os partos, que se refletem na rentabilidade das empresas. Que culpa têm as empresa e os colegas das empregadas decidirem engravidar? Isto para não falar nos chamados dias difíceis em que parece que algumas se aproveitam de um facto perfeitamente natural para produzirem menos. Qualquer dia ainda reclamam que as empresas lhes facultem uma anestesia epidural pela manhã para o trabalho não custar tanto. Ainda me lembro da ronha que a minha mulher fez no trabalho doméstico enquanto esteve grávida e do tempo inútil que passou em casa após o nascimento da criança que, em vez de estar num berçário a ser tratada por pessoal qualificado, esteve a servir de desculpa para a indolência dela. Teve uma licença de parto e nem de parir foi capaz tendo de recorrer a uma cesariana, mostrando assim o seu deficiente desempenho. Teve facilidades para amamentação, mas nem uma gota de leite foi capaz de produzir. Sim ao salário igual, mas quando a rentabilidade também for igual.
    Pragmático | 01.10.2008 | 14.29Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • ACHO BEM , HA QUE MANTER O PODERIO NAS MAOS DOS GRANDES MACHOS PORTUGUESES. OLÉ
    ANA | 01.10.2008 | 14.08Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Erivaldo se isto não fosse um jornal mandava-te levar num sítio!
    victoria | 01.10.2008 | 11.31Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Cá vamos nós outra vez... Pegando em exemplos do passado recente eu explico o que vai acontecer. Se pegarem nisto e fizerem um caso, o governo chega e cria legislação. A legislação é sempre feita para nos sair o tiro pela culatra. O resultado prático vai ser reduzirem os salarios dos homens até ficarem iguais à média das mulheres. Assunto arrumado. As empresas (big boss, amigos e grandes accionistas) ficam com 12 em vez de 6 milhões para dividir entre eles. Mais sobra para agradecimentos ao PM e ministros amigos. No meu caso tinham que me aumentar porque a minha esposa felizmente sempre ganha mais que eu.
    anónimo | 01.10.2008 | 11.29Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Oh erivaldo tens razao,basta ver a tua mae
    BASTONARIO SEM PAPAS NA LINGUA | 01.10.2008 | 11.21Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • È mentira,conheco muitas mulheres que recebem muito mais dinheiro que os homens.Vao ao correiomanha e vejam a parte onde diz CONVIVIO
    BASTONARIO SEM PAPAS NA LINGUA | 01.10.2008 | 11.19Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • as mulheres deviam ganhar 20 % dos homens , São mais fracas , menos inteligemtes e menstruam .
    erivaldo | 01.10.2008 | 10.39Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
CASA PIA

Debate 3 de Setembro

O julgamento do processo de abusos sexuais na Casa Pia chega hoje ao fim com a leitura do acórdão final, quase seis anos depois de ter começado. O que acha deste caso?

O Verão que te dá música
  • festivais

    O Verão que te dá música

    Se ainda estiver indeciso, o Destak ajuda-o a escolher entre os três principais festivais que se aproximam: o Músicas do Mundo de Sines, o Paredes de Coura e o Sudoeste.

PUBLICIDADE