PUBLICIDADE
OE2009

Governo acusa Ferreira Leite de ter perdido uma oportunidade para ser responsável

17 | 10 | 2008   17.20H

Em declarações à agência Lusa, Augusto Santos Silva disse estar “perplexo” por Manuela Ferreira Leite anunciar a apresentação de “quatro propostas de alteração” ao Orçamento do Estado para 2009 “e ao mesmo tempo dizer que votará contra” na generalidade.

“Não é uma maneira construtiva de abordar a discussão do Orçamento, porque não se percebe como diz que apresenta quatro propostas para uma documento que à partida rejeita”, apontou o membro do Governo.

Augusto Santos Silva considerou “grave” que o PSD “continue numa linha de contestação permanente” ao Governo, “num momento em que o mundo vive uma situação de incerteza e num momento em que por toda a Europa se multiplicam as iniciativas dos governos para dar estímulos à economia e confiança às pessoas”.

“Num momento como este, o PSD não demora mais do que dois dias a dizer que votará contra o Orçamento do Estado. O PSD perdeu uma oportunidade para assumir uma atitude construtiva e de responsabilidade”, acusou Augusto Santos Silva.

Para o ministro dos Assuntos Parlamentares, a opção dos sociais-democratas de rejeitarem proposta do Governo logo na generalidade “significa que estão a votar contra medidas de consolidação orçamental, de apoio às empresas e de apoio às famílias”.

“Isto significa que o PSD vai também votar contra uma proposta de Orçamento que prevê um aumento de 2,9 por cento de aumentos salariais para os trabalhadores da administração pública”, acrescentou.

O ministro dos Assuntos Parlamentares considerou depois que o voto contra anunciado pelo PSD coloca este partido “em contra mão com o esforço dos portugueses”, no sentido de que “ao mesmo tempo que prossegue a consolidação orçamental haver apoios às famílias e às empresas”.

Interrogado sobre as dúvidas lançadas pela líder social-democrata em relação à transparência da proposta orçamental do Governo, o titular da pasta dos Assuntos Parlamentares recorreu ao período em que Manuela Ferreira Leite assumiu a pasta das Finanças no executivo liderado por Durão Barroso.

“A drª Manuela Ferreira Leite não se está a ver ao espelho quando olha para este Orçamento. Como é possível que a ministra das Finanças autora da titularização dos créditos fiscais na operação Citigroup possa agora acusar os outros de falta de transparência? Como é possível que a ministra das Finanças que maquilhou o défice com truques contabilísticos e receitas extraordinárias possa agora acusar outros de opacidade”, interrogou-se o ministro dos Assuntos Parlamentares.

Na perspectiva deste membro do Governo, “o problema” da líder do PSD “é que nem o FMI, a OCDE ou a União Europeia prevêem a recessão para Portugal”.

“Manuela Ferreira Leite era ministra das Finanças quando a economia portuguesa entrou em recessão em 2003, num ano em que a economia europeia estava a crescer”, apontou Augusto Santos Silva.

Lusa

6 comentários

  • Só uma insensata e bruta como esta poderia assumir tal comportamento. O seu passado no Governo foi uma miséria. O seu comportamento actual é uma vergonha.
    Zé do Porto | 20.10.2008 | 12.29Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • É rapaziada,acabem lá com a conversa da tanga .Vocês são mesmo umas alheiras.Ganhe as eleições a carcaça,o bipinóquio,o beijoqueiro,a cassete ranfonha o revoltado mascarado ,ou as verdes pastagens,o resultado é o mesmo.Olhem :A carcaça ferrugenta é logo rodeada de bacoritos para a mamar. Bipinóquio muda para o lugar do cherne,o cherne vem cuidar da droga do filho e ser presidente de mais uma fundação,o beijoqueiro vai para marinheiro de docas secas,a cassete ranfonha continua a ladrar no deserto,o revoltado mascarado a fazer circo de saltibanco e as verdes pastagens a alimentar alguns animais.Somos,porque eu também sou ,uma data de camelos.Á trinta anos que são sempre os memos a nos chular e continuamos a deixar que nos andem a fornicar até ao tutano,mesmo sem pixota.Vejam bem que à trinta e poucos anos,a maior parte deles eram uns putos e já andavam na chulagem pois nunca pensaram em trabalhar ,mas só viver à custa dos papalvos.
    Espremido | 19.10.2008 | 13.02Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Pedir que esta senhora seja responsável? Devem estar a brincar. É incrível como é que o PSD escolheu esta mulher.
    Zé do Porto | 18.10.2008 | 19.23Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Já reparei k os governos de Portugal, quando um partido rejeita seus programas é logo rotulado disto ou daquilo, mas nao escuta nem tenta trabalhar em conjunto para melhorar as coisas, disto só mostra k sao muito maus governantes.
    FIN | 18.10.2008 | 12.15Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Começa-me a irritar a mania que o Governo tem de se armar em melhor que ninguém...Governe, mal ou bem, que foi para isso eleito mas deixe-se de tretas para pacóvios.
    Germe | 18.10.2008 | 02.12Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • pois, de responsabilidade percebe a corja que nos governa
    Zeroubado | 17.10.2008 | 22.44Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE