PUBLICIDADE
O Destak esteve no Dark Sky Alqueva

Está escuro no Alentejo? Ainda bem!

08 | 07 | 2013   10.56H

Nasceu no Alentejo, o Dark Sky Alqueva, um projeto ambicioso que já tem imagem, marca, iniciativas e já dá frutos. Nos dias 12 e 13, não perca a Dark Sky Party Alqueva em Monsaraz.

Filipa Estrela | festrela@destak.pt

Fomos conhecer o céu mais escuro, límpido e estrelado de Portugal. Tão escuro, límpido e estrelado que serve de mote ao projeto Dark Sky Alqueva, o primeiro destino do mundo a obter a certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela Fundação Starlight. O Destino é tambem reconhecido pela UNESCO e pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas.
Alandroal, Barrancos, Moura, Mourão, Portel e Reguengos de Monsaraz juntam os seus esforços para serem um só destino de eleição dos apelidados astro-turistas. Esta nova forma de olhar para as férias e para o que nos rodeia permite-nos usufruir de um céu estrelado e livre de poluição luminosa. 

Associado ao Dark Sky Alqueva está já criada a Rota Dark Sky Alqueva, com passeios pedestres, passeios a cavalo, observação de estrelas, birdwatching, wildnightwatching, entre outras actividades noturnas. 

A rota inclui ainda unidades de alojamento, restauração e empresas de animação turística, devidamente identificados. Até 30 de outubro, das 23h às 2h, está disponível o serviço de observação astronómica na Casa Saramago.

Simultaneamente, o Dark Sky Alqueva já conta com uma nova identidade, criada pela agência DDB.

Dark Sky Party Alqueva
Para dar a conhecer este céu estrelado, a rota, os espaços e as iniciativas, o Centro Náutico de Monsaraz recebe a 2.ª Dark Sky Party Alqueva, nos dias 12 e 13 de julho. 

Esta festa de astronomia conta com atividades diurnas e nocturnas sempre com entrada livre.
Na sexta, a partir das 21h é possível perceber um pouco mais da ligação entre os monumentos megalíticos da zona de Monsaraz e o céu nocturno, e a observação astronómica faz-se pela noite dentro. 

No Sábado, a Dark Sky Party começa às 15h, com atividades e workshops para adultos, mas sem esquecer as crianças. Conte com astronomia, astrofotografia e observação do sol, mas também olaria, chás e plantas aromáticas, canoagem e passeios de barco, entre palestras, workshops e outras iniciativas. 

A partir das 22h, realizam-se observações astronómicas conduzidas por Vítor Quinta (guia do Céu Dark Sky Alqueva), e pelos astrofísicos Raul Lima, Filipe Pires, Ricardo Reis, Elsa Silva e João Lima. Conte ainda com sessões de astrofotografia, com o astrofotógrafo oficial do Dark Sky Alqueva, Miguel Claro. Quem não puder assistir à beleza e riqueza do céu noturno do Alqueva, pode recorrer às ações diurnas no Planetário portátil.
www.darkskyalqueva.com

--

Menu temático incluído nos espaços aderentes
A gastronomia não ficou esquecida neste conceito abrangente do Dark Sky Alqueva. Assim, alguns restaurantes e alojamentos aderentes disponibilizam ao almoço e/ou jantar um menu tão original - no nome e na apresentação - como saboroso, sempre com o céu como pano de fundo. Atreva-se a experimentar iguarias como lua de queijo derretida com ervas aromáticas, lua cheia de migas de tomate com gambas admirando o céu, meteoritos de porco preto, cometas de borrego ou universos de prazer. As inspirações gastronómicas contam com a sabedoria e o bom gosto do Chef António Nobre.

---

Onde ficar
MONTE ALERTA, EM MONSARAZ

Se acha que já encontrou um turismo rural acolhedor onde se sente em casa, esqueça. Tudo o que possa ter encontrado não se compara ao Monte Alerta, uma das unidades da Rota Dark Sky Alqueva. Situado em Monsaraz, este espaço combina requinte rústico com a arte de bem receber, além de camas confortáveis com dossel nos quartos (nem todos têm), espreguiçadeiras na piscina e refeições caseiras à mesa. Uma equação vencedora à partida. Se tiver sorte, pode ser que consiga uma massagem especial, «brincar com as taças tibetanas», como verbaliza Vitória – dona das mãos que fazem a massagem e também do Monte Alerta.
montealerta.pt
Tel. 96 676 83 07

Onde comer
RESTAURANTE SEM FIM
EM MONSARAZ

sem-fim.com
Tel. 96 265 37 11

CENTRO NÁUTICO
EM MONSARAZ

centronautico-monsaraz.com
Tel. 96 682 38 88

RESTAURANTE BARZECO
EM MOURÃO

Tel. 91 235 33 30

Saiba mais sobre:
Foto: Miguel Claro
Está escuro no Alentejo? Ainda bem! | © Miguel Claro
A beleza do céu não tem limite nas fotos do astrofotógrafo oficial Miguel Claro

1 comentário

  • Já agora digam que noutras partes de Portugal isso não acontece, porque há uma cambada (autarcas e arquitectos) que se deliciam com uns falos de luz a partirem do chão e a iluminarem o Céu.
    Céu com estrelas | 08.07.2013 | 12.29Hver comentário denunciado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE