Conselhos

Uma alimentação saudável no regresso às aulas

25 | 09 | 2014   13.31H

Para os pais, as refeições diárias podem ser uma fonte de preocupações. Quais as melhores escolhas para o pequeno-almoço? O que fazer para jantar? Como é que lhe dou peixe? O que meter na lancheira do dia seguinte? O Movimento 2020 e a Associação Portuguesa de Dietistas dão uma ajuda, apresentando uma lista de dicas que vão facilitar esta tarefa. São cinco as refeições do dia e não é difícil criar hábitos saudáveis, mantê-los e promovê-los junto da sua família e amigos.

Destak | destak@destak.pt

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e, por isso, deverá representar 15% a 20% da energia que necessita diariamente. Se quer incutir este hábito saudável ao seu filho, o melhor que poderá fazer é dar o exemplo. Organize o ritmo matinal de modo a investir pelo menos 10 a 15 minutos nesta refeição, sempre que possível, em família.

Um pequeno-almoço equilibrado deverá conter:
- uma porção de lacticínios (ou equivalentes vegetais, como a soja): um copo de leite ou um iogurte ou uma fatia de queijo ou meio requeijão/queijo fresco
- uma porção de cereais integrais: um pão de mistura ou cereais (25 a 50g de pão em bola ou fatia, de acordo com a idade do seu filho) ou quatro a seis colheres de sopa de cereais não açucarados
- uma peça de fruta

Os lanches do meio da manhã e do meio da tarde são momentos em que muitas crianças e adolescentes consomem alimentos desadequados. Coloque na lancheira do seu filho opções saudáveis para estes momentos:
- Iogurte – que é um snack saudável e apelativo para as crianças e adolescentes.
- Fruta – pode tornála mais apelativa, por exemplo sob a forma de espetadinhas ou cortada em pedaços.
- Pão (mistura, cereais, centeio) – é preferível à grande parte das bolachas e snacks e pode ser enriquecido nos acompanhamentos.

Na lancheira deverá sempre ir uma garrafa de água ou um cantil. Incentive-o a ir bebendo água ao longo do dia. É que uma adequada hidratação contribui para o bom funcionamento do organismo e desenvolvimento cognitivo.

Nas refeições principais, almoço e jantar, em casa ou na escola, garanta que o seu filho consome diariamente sopa. Este é um excelente hábito alimentar, que promove o consumo de legumes e que, quando incutido na infância e adolescência, tende a perdurar na idade adulta.

Promova a Dieta Mediterrânica em sua casa. Prefira o azeite como principal fonte de gordura e em quantidades moderadas, pois é uma gordura saudável e fonte de vitamina E. E não se esqueça da actividade física. Para além das atividades que o seu filho pratica na escola e nos tempos livres, proporcione-lhe momentos em família ao ar livre. Aos fins-de-semana, evite que esteja demasiadas horas em frente ao computador e à televisão, e saia com a família para um piquenique ou passeio de bicicleta. Estes momentos estimulam a sociabilidade, o convívio entre gerações, a criatividade e diminuem o sedentarismo.

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