Opel Corsa, 32 anos, cinco gerações e uma nova dinâmica

23 | 10 | 2014   18.43H

O Destak esteve na apresentação internacional do novo Opel Corsa e contamos as novidades de um dos automóveis mais vendidos de sempre.

João Tomé | jtome@destak.pt

Nasceu em 1982 e aos 34 anos de ‘vida’ já superou as 12,4 milhões de unidades (é um dos automóveis mais vendidos de sempre) que foram parar às mãos de pessoas de todo o mundo.

O peso da história é grande no pequeno Corsa. Fomos conhecer à Alemanha a quinta geração do modelo de um segmento – utilitários – cada vez mais popular na Europa.

O exterior está mais moderno e em linha com o que de melhor a Opel faz, com destaque para a nova grelha frontal (com look mais agressivo e masculino) e para a traseira redesenhada (a versão de três portas é mais arrojada e coupé).

Mais sofisticado e com melhores materiais no interior – do melhor que já vimos na classe –, o Corsa inclui uma longa variedade de equipamentos de assistência à condução ao nível de modelos maiores e mais caros, algo que não acontecia até agora.

Depois de ter crescido 10 cm desde 1982 até à quarta geração, agora mantém o tamanho de quatro metros e mantém também o tamanho da bagageira (285 litros). Só chega a Portugal em janeiro mas em novembro já é possível encomendar.

Tem um novo chassis e direção e um centro de gravidade mais baixo que o tornam ágil, estável nas curvas e fácil de conduzir na cidade - para o ambiente urbano há um botão City para aliviar o volante.

Novo motor de três cilindros
O novo motor 1.0 Turbo de três cilindros é um dos mais silenciosos e que menos vibrações faz dos que já testámos e é um dos trunfos do novo Corsa.Os consumos na versão de 90 cv de 4,4 l/100 km são de respeito para um motor a gasolina.

A versão deste pequeno motor de três cilindros com 115 cv que pudémos conduzir tem boas respostas e recuperações (cumpre dos 0-100 km/h em 10,3 segundos, o que é ótimo para esta cilindrada) e consumos razoáveis - a Opel anuncia valores abaixo dos 5l/100 km na no nosso teste rodámos com médias perto dos 6l/100 km. A gama a gasolina fica completa com os já conhecidos 1.2 e 1.4.

A Diesel os 1.3 CDTI, com 75 cv e 95 cv foram revistos para serem mais eficientes e poupados. Confortável e repleto de opções, o novo Corsa está mais completo mas tem concorrência feroz: Toyota Yaris, Volkswagen Polo, Renault Clio, Peugeot 208.

Os preços ainda não estão disponíveis mas estarão entre o Adam e o Astra.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
Opel Corsa, 32 anos, cinco gerações e uma nova dinâmica | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE