Nos Alive foi o grande vencedor do evento
Já são conhecidos os vencedores da 2ª Edição dos Portugal Festival Awards, os prémios para os melhores festivais de música em Portugal.
A cerimónia de entrega de prémios, que foi conduzida por Diogo Dias e Luísa Barbosa, decorreu ontem no Cinema São Jorge, em Lisboa, e contou com as actuações dos nomeados na categoria de Melhor Atuação do Vivo – Artista Revelação by Antena 3 (D’Alva, For Pete Sake, Jimmy P, Sequin e Time For T.) em conjunto com a West European Symphony Orchestra.
Em termos das categorias votadas pelo público, o festival NOS Alive venceu o prémio de Melhor Festival Urbano, com o Vodafone Paredes de Coura a ficar com o prémio de Melhor Festival Não-Urbano.
A Queima das Fitas de Coimbra venceu o prémio de Melhor Festival Académico, com Jimmy P a vencer o prémio de Melhor Actuação ao Vivo - Artista Revelação.
Os Buraka Som Sistema conquistaram o prémio de Melhor Actuação ao Vivo - Artista Nacional e os Arctic Monkeys o galardão de Melhor Actuação ao Vivo - Artista Internacional.
Nas categorias votadas pelos jurados, do qual fazem parte, entre outros, Zé Pedro (Xutos & Pontapés), Tó Trips (Dead Combo), Joana Cruz (RFM), Álvaro Costa (Antena 3), Pedro Ramos (Radar) ou Ana Markl (Canal Q), o NOS Alive venceu o prémio de Melhor Cartaz, enquanto o estreante Sol da Caparica arrecadou o prémio de Contribuição para a Divulgação da Música Portuguesa.
O festival Bons Sons venceu o prémio de Festival Mais Sustentável e o NOS Primavera Sound ganhou o galardão de Contribuição para o Turismo.
«Foi uma noite de festa que celebrou todos os players da indústria dos festivais em Portugal, que movimenta mais de 2 milhões de espectadores por ano. Estamos muito satisfeitos com a cerimónia deste ano e por verificar que os promotores, marcas e músicos estão cada vez mais despertos para a importância de premiar que mais se destacou no panorama festivaleiro nacional», referiu Rita Pires da organização.
Esta edição ficou ainda marcada por uma atuação surpresa de NBC, que celebrou recentemente 20 anos de carreira e apresentou o seu novo single Gratia numa performance que decorreu no intervalo da cerimónia.
Os Portugal Festival Awards nasceram em 2013 para premiar os melhores festivais de música em Portugal.
Veja todos os galardoados em baixo:
Categorias votadas pelo público:
Melhor Festival Urbano: NOS Alive
Melhor Festival Não Urbano: Vodafone Paredes de Coura
Melhores WC's: NOS Alive
Melhor Campismo: Sumol Summer Fest
Melhor Festival Académico: Queima das Fitas de Coimbra
Melhor Actuação ao Vivo - Artista Revelação by Antena 3: Jimmy P
Melhor Actuação ao Vivo - Artista Nacional by Antena 3: Buraka Som Sistema
Melhor Actuação ao Vivo - Artista Internacional by Fuel TV: Arctic Monkeys
Melhor Micro-Festival: Indie Music Fest
Melhor Festival de Pequena Dimensão: Milhões de Festa
Melhor Festival de Média Dimensão: Sumol Summer Fest
Melhor Festival de Grande Dimensão: NOS Alive
Categorias votadas pelo júri:
Melhor Cartaz by Casal Garcia: NOS Alive (Vencedor)
Melhor Comunicação: LISB/ON #Jardim Sonoro (Vencedor)
Contribuição para o Turismo: NOS Primavera Sound (Vencedor)
Melhor Activação de Marca: Vodafone Music Sessions (Vencedor)
Contribuição para a Divulgação da Música Portuguesa: Sol da Caparica (Vencedor)
Festival Mais Sustentável by Level Up: Bons Sons (Vencedor)
