PUBLICIDADE
Picos da Europa

Amigos de montanhista desaparecido juntam-se a grupo de buscas

13 | 11 | 2014   11.50H

Três amigos do montanhista João Marinho, que pertencem ao Grupo Operacional de Busca e Salvamento da Póvia do Varzim, juntaram-se hoje às autoridades espanholas para procurar o montanhista português que está desaparecido há uma semana nos Picos da Europa.

Patrícia Susano Ferreira com Lusa | pferreira@destak.pt

Segundo disse à Lusa o presidente do Grupo Operacional de Busca e Salvamento (GOBS), os três homens, e um cão labrador treinado para busca e salvamento, já estão nas Astúrias, Espanha, a participarem nas buscas, em colaboração com os elementos da Guarda Civil espanhola, no terreno a percorrer a possível rota que o montanhista João Marinho pretendia fazer.

João Marinho, atleta natural de Amarante, distrito do Porto, é adepto de desportos radicais e encontra-se desaparecido nos Picos da Europa, em Espanha, ao que tudo indica próximo de Pena de Santa de Castilla, entre a vertente de Leão e Astúrias.

De acordo com Bruno Leite (GOBS), a equipa foi requisitada pela família na tentativa de puder ajudar nas buscas e os três amigos de João Marinho, voluntários nesta missão, partiram para as Astúrias. «O João [Marinho] conhece todos os truques da montanha. É uma pessoa com muita experiencia nestes trilhos. Espero que eles o encontrem bem», adiantou.

De acordo com a agência espanhola de notícias Efe, fontes próximas da equipa de buscas disseram que a documentação descoberta no computador portátil que o jovem deixou no interior do seu veículo apontavam que este tinha previsto fazer a rota denominada 'anillo de los refúgios'.

As últimas fotografias de João Martinho nas redes sociais Facebook e Instagram datam de 4 de novembro último e nelas o "aventureiro" português aparece com o equipamento de montanha e com os Picos da Europa como pano de fundo.

Saiba mais sobre:
Foto: dr
Amigos de montanhista desaparecido juntam-se a grupo de buscas | © dr
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE