Teste

A moda dos três cilindros chegou e o Opel Adam é um deles

26 | 11 | 2014   15.35H

Testámos o novo Opel Adam e abordamos o tema do chamado 'downsizing' (redução) dos motores que já se vê vários modelos. É a moda dos três cilindros.

João Tomé | jtome@destak.pt

A Fiat começou por fazê-lo no seu 500 (no seu caso, um motor de dois cilindros); a Renault já o tem no Clio e no Twingo; a Mini e smart também já aderiram à moda; a Skoda vai tê-lo no Fabia e a Audi no A1.

A moda do chamado 'downsizing' dos motores parece ter vindo para ficar e os três cilindros são o rei deles. A receita prometida: um motor mais pequeno e leve, com força que chegue. E tem havido boas surpresas neste 'downsizing' – os benefícios também passam pelo preço.

Um dos modelos surpreendentes é o Opel Adam. A marca alemã lançou agora em Portugal o Adam Turbo 1.0 de três cilindros, que o Destak já testou – em janeiro chega a nova geração do Corsa com o mesmo motor.

Novo Opel Adam 1.0 Turbo
Se o 500, um dos primeiros neste downsizing, com o seu motor de dois cilindros, é bem sonoro – a fazer lembrar uma motorizada –, a Opel fez um bom trabalho na insonorização e o novíssimo motor 1.0 do pequeno Adam: é silencioso e vibra pouco (um dos problemas destes motores são as vibrações).

O Adam 1.0 Turbo de 115 cv tem uma vitalidade entusiasmante, digna de mini desportivo. A versão que conduzimos já tinha ‘ar’ desportivo, com a ajuda de alguns elementos das muitas hipóteses de personalização. E o motor (que cumpre já o nível de emissões da norma Euro6) cumpre a promessa: ágil e rápido, nota-se a rapidez dos 0-50 km/h e os 115 cv parecem querer sempre um pouco mais. É um citadino rebelde.

Mas a rebeldia tem um custo. O consumo anunciado de 4,9 l/100 km é razoável mas no teste que fizemos, a condução mais desportiva faz-se notar muito no consumo.

É fácil ter consumos acima dos 7 e 8/100 km se não tivermos cuidado a acelerar. O bom chassis e leveza dão agilidade a curvar ao Adam mas não ficamos fãs da direção muito leve e pouco precisa (aí não é digna de mini desportivo).

Já o preço, para o motor que tem (e o que ele é capaz de fazer), é convidativo: €15.895.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
A moda dos três cilindros chegou e o Opel Adam é um deles | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE