Desporto

Olisipíadas estão de regresso à cidade

14 | 01 | 2015   12.02H

Os Jogos da Cidade regressam a Lisboa para promover a prática de desporto entre os mais jovens.

Diogo Marcelo | diogomarcelo@destak.pt

Depois de um hiato de mais de dez anos, a Câmara Municipal de Lisboa decidiu reativar as Olisipíadas, uma competição icónica de desporto para milhares de jovens.

Também denominadas como Jogos Desportivos da Cidade de Lisboa, estas olimpíadas pretendem colocar a cidade “a mexer”. «Este conceito ainda se encontra na memória de muitos lisboetas e pretende agregar e apelar que os jovens pratiquem atividades desportivas», revelou ao Destak Jorge Máximo, vereador do Desporto da autarquia lisboeta.

«Esta iniciativa pretende também que as crianças possam praticar desportos que, de outra forma, não tinham possibilidade de o fazer, além de rentabilizar os equipamentos desportivos disponíveis nas freguesias, para que se possa criar uma rede local para a prática desportiva.»

A Câmara de Lisboa está a trabalhar em parceria com as 24 freguesias da cidade para trazer de volta um evento cuja primeira edição data de 1987. Serão 12 as modalidades competitivas, que incluem Atletismo, Natação, Judo, Andebol e Basquetebol, e a autarquia estima que cerca de 30 mil crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, participarão na competição.

As Olisipíadas começam em fevereiro e, depois de duas fases distintas de competição, culminam numa grande festa no final de maio.

Saiba mais sobre:
Foto: 123RF
Olisipíadas estão de regresso à cidade | © 123RF
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE