Teste

Ao volante do novo Seat Leon X-Perience, uma carrinha 4x4

21 | 01 | 2015   18.07H

Testámos o primeiro Seat Leon ‘all road’. Chama-se X-Perience, tem tração integral e é carrinha.

João Tomé | jtome@destak.pt

A moda das carrinhas all road levou a que várias marcas de carros apostassem em modelos familiares com capacidade para irem para fora de estrada.

A Volvo é pioneira neste segmento, com a XC70, seguindo-se a Audi A4 All Road – ainda nos anos 1990.

Este ano a Seat aventura-se (literalmente) com o Leon X-Perience. A marca que pertence ao grupo VW usa o bem sucedido – Carro do Ano em Portugal – Leon, dando-lhe tração integral (4x4), mais 1,5 cm de altura ao solo, rodas maiores, proteções extra, suspensão preparada para o fora de estrada e mais alguns retoques para tornar a experiência longe do asfalto tão fácil quanto divertida.

Apesar do aumento de peso, devido ao sistema de tração integral, a Leon X-Perience continua muito estável nas curvas e divertido de conduzir – mesmo em estrada.

Numa condução normal pela cidade ou fora dela podemos usufruir da bagageira da carrinha com 587 litros e beneficiar de uma vantagem do X-Perience: é mais confortável.

A suspensão absorve muito bem as irregularidades do asfalto e circular à vontade numa estrada cheia de buracos não só é fácil e pouco doloroso para as costas como... divertido.

A posição de condução mais elevada em conjunto com o mais recente sistema Haldex de tração integral permanente (não falta tecnologia) torna a condução mais ‘sólida’ (traz confiança), fácil e segura, inclusive à chuva.

Quando partimos para o fora de estrada beneficiamos dessa solidez e combinação notável entre chassis, suspensão e tração, com maior capacidade para aventura todo o terreno do que podíamos supor.

Há os motores 1.6 TDI 110 CV, 2.0 TDI de 150 e 184 CV. Conduzimos o mais potente, com os tais 184 CV e com bem conseguida caixa DSG de dupla embraiagem. Potência mais do que suficiente para superar obstáculos e nos divertirmos em dias de chuva fora de estrada.

Os consumos não são tão bons quanto a versão normal do Leon mas são razoáveis. O preço começa nos €30.950 mas com os 184 CV é de 39 mil.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
Ao volante do novo Seat Leon X-Perience, uma carrinha 4x4 | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE