Estudo

Holandeses são os mais altos devido ao ambiente e à seleção natural

08 | 04 | 2015   17.16H

Novo estudo revela que os holandeses são os seres humanos com maior altura, um factor explicado pelas condições ambientais favoráveis do país e a seleção natural.

Destak | destak@destak.pt

Quem o diz é um estudo da revista científica britânica Royal Society. A grande altura dos cidadãos holandeses é explicada não só pelas condições ambientais favoráveis, mas também pela selecção natural.

As mulheres daquele país medem em média 1,71 metros enquanto que os homens medem 1,84. Mas nem sempre foi assim. 

«Os Países Baixos têm uma história notável no que respeita à altura dos seus habitantes», aponta o estudo, que lembra que os holandeses eram os habitantes mais pequenos da Europa, com uma altura média de 1,65 metros.

Nos últimos 150 anos, os holandeses cresceram 20 centímetros. Por comparação, no mesmo período, os norte-americanos aumentaram seis centímetros, indicou o estudo realizado por Gert Stulp, especialista em saúde das populações na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, que também acentuou o facto de a altura, de uma forma geral, ser hereditária.

«A superioridade em altura dos holandeses é atribuída a factores ambientais», avança o estudo, que contribui para esta facto a boa alimentação, designadamente um consumo grande de produtos lácteos, bem como o acesso a cuidados de saúde. Mas não parece ser esta a única razão: «É possível que a selecção natural tenha agido em combinação com o contexto ambiental para favorecer uma grande altura nos holandeses».

Para compreender a ligação entre a selecção natural e a altura, os investigadores analisaram diferente informação, como a situação familiar, o número de filhos ou a idade aquando do primeiro nascimento, a partir de uma amostra com mais de 94.500 pessoas, que viveram no norte dos Países Baixos entre 1935 e 1967. 

Nestas três décadas, a análise sugere que as pessoas que tiveram mais filhos foram os homens mais altos e as mulheres de estatura média. Desta forma, o número de filhos dos homens mais férteis, e com mais sete centímetros de altura do que a média, foi 0,24 vezes superior ao dos filhos dos homens menos férteis e que mediam menos 14 centímetros do que a média.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
Holandeses são os mais altos devido ao ambiente e à seleção natural | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE