PUBLICIDADE
Centro do Bebé

Como mudar de vida pode ajudar a engravidar

04 | 05 | 2015   11.56H

O que comemos, o stress que sentimos, a vida que levamos pode contribuir para a infertilidade. Curso ajuda a mudar.

Carla Marina Mendes | cmendes@destak.pt

Os tratamentos multiplicam-se, uns mais caros do que outros, mais e menos eficazes, mas todos com o mesmo objetivo: ajudar a realizar o sonho de parentalidade de muitos casais portugueses. Aqui, a ciência confirma que a mudança de hábitos pode dar uma ajuda e é sobre ela que se dedica o Programa de Apoio Natural à Fertilidade, um curso que arranca a 12 de maio no Centro do Bebé, em Lisboa.

«Há evidencia contundente que alterar os hábitos de vida pode representar uma solução aos problemas de fertilidade de muitos casais», reforça ao Destak Antonella Vignati, especialista em saúde da mulher, naturopata, educadora perinatal e responsável pela formação. Uma mudança que, salienta, está ao nosso alcance.

«Mudar a alimentação, reduzir ao mínimo a carga tóxica, praticar exercício moderado, gerir o stress e conhecer o padrão menstrual individual são os exemplos mais óbvios.» No entanto, «ainda existe muito a tendência a ver o corpo como algo separado da mente e das emoções e segmentado em diversas “gavetas” independentes entre si». O que não ajuda.

Foto: DR
Como mudar de vida pode ajudar a engravidar | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE