Ensaio

Ao volante do Fiat 500 que também sabe ser um SUV: 500X

06 | 05 | 2015   19.06H

Conduzimos o novo Fiat 500X, um SUV pequeno e ágil para a cidade que consegue ser... divertido.

João Tomé | jtome@destak.pt

Foi lançado em 1957, como um dos primeiros e mais pequenos citadinos. O Fiat 500 renasceu em 2007 com grande sucesso numa reinterpretação ‘retro’ do modelo antigo que apaixonou as novas gerações.

Depois de ter crescido em tamanho para ser um monovolume - o 500L (em 2012) - e de ter dezenas de edições especiais, agora chegou a vez de se transformar em SUV.

Ao contrário do 500L, que teve algumas críticas por ser tão corpolento e com uma génese diferente do 500, como pequeno SUV o novo 500X parece mais equilibrado e fiel ao bem sucedido modelo de 2007. O 500X partilha plataforma com o bem conseguido Jeep Renegade. Em ambos ficámos surpreendidos pelo equilíbrio demonstrado por estes SUV.

O que se quer num pequeno SUV?

Bom aproveitamento do espaço, bons consumos e agilidade para a cidade. O 500X é ótimo nos dois últimos. E embora não seja dos mais espaçosos (a mala tem 350 litros e tem a largura do Nissan Juke), chega para quatro ocupantes ‘à vontade’ e cinco um pouco apertados.

É no equilíbrio, com a suspensão rígida q.b. e a alegria com que encara curvas que ele se destaca (tem um modo Sport e outro para todos os pisos, que não altera muito o comportamento). A insonorização é do melhor do segmento, mesmo em auto-estrada e encontrámos no motor 1.6 diesel de 120 cv óptimas respostas na maioria das situações e consumos que alternam entre os 5 e 6l/100 km.

O interior ‘retro’ é o típico dos 500, moderno, agora com altura ao solo razoável para alguns obstáculos, mesmo mas não sendo pensado para desafios TT. Com este motor diesel custa 23 600 euros – com o 1.4 gasolina de 140 cv fica por €21500. Valores semelhantes ao rival Nissan Juke.

O Renault Captur começa por 'baixo' (em potência e preço), com um motor mais pequeno (o 3 cilindros de 900cc e 90 cv custa desde 17.220 euros e o motor diesel 1.5 90 cv a começar nos 20.790 euros). Perde em potência ganha em preço.

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Foto: DR
Ao volante do Fiat 500 que também sabe ser um SUV: 500X | © DR
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