PUBLICIDADE
'Os Beneficiados'

SIC Radical estreia série documental britânica polémica

01 | 07 | 2015   15.11H

A polémica série documental que chocou a Inglaterra e suscitou o debate sobre o tema dos apoios sociais na Câmara dos Comuns, chega a Portugal, à SIC Radical, a 3 de julho, a partir das 00h45.

‘Benefits Street (“Os Beneficiados”)’ é uma série documental britânica que foi exibida em Inglaterra pela primeira vez em Janeiro de 2014. O programa filmou as vidas dos moradores da James Turner Street, em Winson Green, Birmingham.

Os jornais britânicos, incluindo o Daily Mail e o The Guardian confirmaram que 90% destes moradores viviam às custas de benefícios sociais. Em cada episódio, os espectadores ingleses puderam ver estes beneficiários de apoios sociais nas suas vida quotidianas, muitas vezes afirmando-se como totalmente dependentes dos pagamentos do Estado e sem qualquer motivação para procurar emprego.

‘Benefits Street’ gerou muita controvérsia em Inglaterra, principalmente junto da polícia britânica, do canal Channel 4 que emitiu o programa e também da entidade reguladora de comunicação inglesa, a Ofcom, que recebeu inúmeras reclamações.

Muitos dos moradores participantes nas filmagens afirmaram ter sido enganados pelos realizadores do documentário, dando esta polémica origem a uma investigação por parte da Ofcom para averiguar se o programa teria violado o Regulamento de Transmissões da televisão inglesa. No final, acabou por se concluir que as suas regras não tinham sido quebradas e o programa avançou mesmo para uma segunda temporada, em exibição no Reino Unido.

Os produtores de ‘Benefits Street’ defenderam a série, argumentando que a reação que suscitou justifica só por si a sua produção. O programa foi mencionado na Câmara dos Comuns e espoletou um debate político sobre o tema dos benefícios sociais. Uma série de programas foram encomendados por outros canais sobre este tema, mas o Channel 4 atingiu os seus mais altos índices de audiência desde 2012 com este documentário.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
SIC Radical estreia série documental britânica polémica | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE