Turismo

Olhar Olhão com outros olhos!

17 | 07 | 2015   13.19H

Porque não explorar Portugal como se desvendássemos alguma cidade estrangeira? O Destak aceitou o desafio de ser turista no próprio País.

Filipa Estrela | festrela@destak.pt

A língua, a cultura e a moeda são as mesmas. Tudo nos é familiar, contudo qualquer coisa muda, quando aceitamos explorar Olhão como se estivéssemos noutro país.

Acompanhados por uma guia local, aventuramo-nos por vários lugares, dos mais típicos e óbvios aos mais recônditos.

Da lista obrigatória fazem parte os passeios pelo centro histórico, com direito a passagem pelo Bairro da Barreta (bairro dos pescadores), onde ouvimos inúmeras lendas – como a do menino dos olhos grandes, do mouro encantado ou de Floripes - que dão mais vida às histórias da cidade. 

Depois de visitar o Caíque Bom Sucesso, uma embarcação histórica atracada perto dos mercados municipais junto à orla marítima, foi tempo de conhecer peixes típicos no mercado, como o litão. Dica de viajante: todos os sábados, há um grande mercado de frutas, legumes, roupa, peixe, produtos agrícolas e artesanato regional, entre outros.

A visita não ficaria completa sem entrarmos na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e subirmos até ao topo, para que a vista confirmasse a arquitectura cubista predominante, pintada de branco e azul. 

À saída, deparamo-nos com o Museu da Cidade, um espaço gratuito que alberga vários tipos de arte, da arqueologia às exposições e eventos diversificados. 

Este Algarve autêntico que descobrimos vive muito da vida que a sua vizinha Ria Formosa proporciona, com as suas paisagens naturais de cortar a respiração. Não deixe de navegar pelas ilhas da Fuseta, Culatra, Armona e Farol, cada uma com o seu encanto e a sua natureza próprias. 

Aceite o desafio. Para nós foi como entrar num país diferente, cheio de potencialidades atrativas, que vai muito além do Festival do Marisco que se realiza anualmente.

---

Onde ficar
Real Marina Hotel & SPA

Com uma vista privilegiada sobre o Parque Natural da Ria Formosa - eleita como uma das sete Maravilhas Naturais de Portugal e apenas a 15 km da cidade de Faro - o Real Marina Hotel & Spa é o local ideal para conhecer o sotavento algarvio. Entre os 144 quartos, encontra 12 suites, além de dois restaurantes, dois bares, duas piscinas, um spa, um ginásio, uma sala de jogos e 14 salas de reuniões e eventos multifuncionais.
No que toca a gastronomia, destacamos os ingredientes locais com os quais o Chef executivo do Grupo Hotéis Real, Paulo Pinto faz maravilhas. Experimente o delicioso camarão tempura sobre lentilhas cremosas ou o suculento filete de robalo marinado.

Morada: Avenida 5 de Outubro, Olhão

Saiba mais sobre:
Foto: DR
Olhar Olhão com outros olhos! | © DR

1 comentário

  • adoro olhao , fuzeta , ria formosa ...
    Turista | 27.07.2015 | 12.17Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE