PUBLICIDADE
documentário

RTP1 assinala 70º aniversário de Hiroshima

04 | 08 | 2015   10.10H

No dia em que se assinala os 70 anos da efeméride, este documentário recria o horror do primeiro ataque nuclear da história.

A manhã do dia 6 de agosto de 1945 ficará para sempre registada na história da Humanidade. Às 8h15, a primeira bomba atómica foi lançada sobre a cidade japonesa de Hiroshima. Explodindo no ar, a 600 metros do solo e apenas a 300 metros do objetivo, o aterrador rebentamento provocou a morte a cerca de 100 mil pessoas e destruiu mais de 60 mil edifícios.

Uma aposta científica, tecnológica, militar e política que se confirmaria como um dos momentos mais marcantes, senão o mais marcante, do século XX. Dias depois, foi lançada a segunda bomba em Nagazaki.

"Hiroshima" apresenta as semanas que antecedem a explosão e o desenrolar político e cientifico do projeto até aos momentos anteriores ao lançamento da bomba pela tripulação do avião Enola Gay. Depois disso, o cenário de devastação na cidade e os testemunhos dos que sobreviveram. Com imagens de arquivo, coloca a explosão da bomba atómica no seu contexto histórico e político e apresenta as consequências de um ataque nuclear.

Em 2006, este documentário foi distinguido com um Emmy na categoria de Melhor Documentário e o recebeu o BAFTA de Melhor Efeitos Visuais.

Saiba mais sobre:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE