Turismo

Primeira Starlight Party Alqueva em Mourão

12 | 08 | 2015   16.52H

A primeira edição da Starlight Party Alqueva realiza-se já nos próximos dias 14 e 15 de agosto no deslumbrante cenário do Castelo de Mourão.

Filipa Estrela | festrela@destak.pt

Inúmeras iniciativas lúdicas, artísticas e científicas gratuitas e para todas as idades fazem parte da primeira edição da Starlight Party Alqueva em Mourão.

O início do evento terá lugar pelas 21h00, com a palestra de Luísa Ribeiro da Alentar «O dia e a noite - equilíbrio milenar e a sua influência na saúde humana”, à qual se segue uma outra intervenção do professor/investigador da ESTSP Raul Lima, subordinada ao tema «O brilho do céu nocturno: Dark Sky Alqueva como caso de estudo».

A partir das 22h00, começam as sempre tão esperadas observações astronómicas noturnas com a orientação precisa e animada dos astrofísicos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e dos Guias do Céu Dark Sky® Alqueva.

O dia 15 de agosto tem um caráter mais lúdico, começando com o workshop «O Sistema Solar» dedicado a miúdos e graúdos. Das 16h00 às 21h00 é tempo de diversão e descontracção, para todos os que queiram usufruir de sessões de body painting, levadas a cabo pela body painter Lídia Charrua.

«50 tons de branco» por Luíz Pereira da Alentar será a palestra marcada para as 19h00 à qual se seguirão as palestras de Jonas Runa «Música Cósmica: o Som como Vibração da Vida» e de Filipe Pires do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço «Ler na Luz das Estrelas». 

Às 21h30, terá lugar um dos momentos altos do fim de semana dedicado ao céu nocturno alentejano, com a apresentação e lançamento do livro «Dark Sky® Alqueva: O Destino das Estrelas» do astrofotógrafo oficial do Dark Sky® Alqueva, Miguel Claro. 

De referir ainda que, durante estes dois dias, estará patente ao público (com entrada também gratuita), na Galeria Municipal de Mourão, a mais recente exposição deste reputado astrofotógrafo.

Antes do momento dedicado à observação que nos visitar poderá deleitar-se com a performance de Jonas Runa, que levará a cabo um concerto de Música Cósmica Intuitiva.

E como não poderia deixar de ser, também este evento Dark Sky® Alqueva termina em grande, com observações astronómicas noturnas guiadas, que se iniciam pelas 22h00 e se prolongam até às 2h00.

www.darkskyalqueva.com

Saiba mais sobre:
Foto: DR
Primeira Starlight Party Alqueva em Mourão | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE