Estudo

Patrocínio nas camisolas de Porto e Sporting pode valer mais de 35 milhões

14 | 10 | 2015   18.24H

Cision revela que patrocínio nas camisolas de FC Porto e do Sporting poderia revelar um retorno de mais de 35 milhões de euros, em termos de exposição mediática.

Destak | destak@destak.pt

Com a época desportiva 2015/16 em pleno andamento, a ausência de um patrocinador nas camisolas oficiais, quer do FC Porto, quer do Sporting CP, tem sido um tema bastante veiculado e discutido nos media nacionais e que tem gerado, inclusivamente, alguma controvérsia. 

Um estudo realizado pela Cision revelou que a eventual presença nas camisolas de Porto e Sporting podia ter gerado, entre julho e Setembro de 2015, um retorno para uma marca de aproximadamente 8 milhões de euros em cada clube. Este valor verificar-se-ia caso a presença da eventual marca patrocinadora se fizesse quer na camisola de jogo principal, quer nos equipamentos de treino da equipa. 

Até ao final da época desportiva, o estudo estima que este valor possa ascender a mais de 35 milhões de euros, quantia obviamente dependente dos acontecimentos em torno dos respetivos clubes, bem como das respetivas conquistas e resultados desportivos obtidos pelos mesmos. 

Percebe-se, desta forma, a valorização que uma marca pode obter caso opte por estar presente numa destas duas “montras desportivas”, enquanto patrocinador oficial de uma das suas camisolas. 

Estes valores foram calculados tendo em conta o período homólogo, e os resultados analisados pela Cision e alcançados pelas marcas existentes à altura, com a devida ponderação em termos de acontecimentos e resultados desportivos da presente época. 

A este estudo, e à obtenção destes resultados, não foram alheios fenómenos como o efeito mediático da contratação de Iker Casillas pelo FC Porto (uma das mais mediáticas de sempre do futebol português) e a presença do clube na Liga dos Campeões e, por parte do Sporting, a forte exposição mediática que a contratação de Jorge Jesus, vindo de um clube rival, trouxe ao clube. 

Como foi exposto anteriormente, os resultados desportivos alcançados pelos dois emblemas, na presente época desportiva, até este momento, estão igualmente refletidos na análise. O objeto de análise deste estudo foram todas as notícias referentes ao FC Porto e ao Sporting CP, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2000 meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa), no período decorrido entre julho de 2013 e setembro de 2015.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
Patrocínio nas camisolas de Porto e Sporting pode valer mais de 35 milhões | © DR

3 comentários

  • O facto de Blatter ter sido suspenso da presidência da FIFA pode ser uma oportunidade para o Blatter vir a ser presidente do FC Porto.
    José Luis / Porta 10A | 15.10.2015 | 23.20Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Eu deixei de beber SUPER BOCK por estar a sponsorizar uma equipa de corruptos.
    Jean Jacques Silva | 15.10.2015 | 22.12Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • O FCP vai ter o patrocínio da FRUTABOL, à frente das camisolas e atrás será: VIAGENS AO BRASIL. Nos calções vai ser: ENVELOPINHOS.
    murcon enrabado | 15.10.2015 | 09.53Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE