20 de outubro

Oscar Pistorius vai sair da prisão na próxima semana

15 | 10 | 2015   15.38H

Oscar Pistorius vai ser libertado da cadeia antecipadamente e vai passar para prisão domiciliária na próxima terça-feira, dia 20 de outubro.

Destak | destak@destak.pt

A revelação foi feita pelo departamento de serviços prisionais da África do Sul, em comunicado. «[A administração] aprovou a colocação do infrator Oscar Pistorius sobre supervisão correcional no dia 20 de outubro de 2015».

Os serviços prisionais afirmam que Pistorius vai continuar sob supervisão até 2019 e que vai ser sujeito a algumas condições específicas. Fala-se que o atleta vai ter de realizar tratamento psiquiátrico todas as semanas, para além da prática de serviço comunitário.

O antigo corredor poderá ter de usar pulseira electrónica e só poderá sair de casa para ir trabalhar ou ir correr, de vez em quando. 

Recorde-se que o antigo atleta foi condenado a pena efectiva no ano passado, por ter assassinado a sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, em 2013. Pistorius deveria ter saído da prisão em agosto passado, mas o ministro da justiça sul-africano recusou o pedido, por considerar que não foram cumpridos todos os procedimentos necessários para a liberdade condicional.

Oscar Pistorius foi o primeiro atleta paraplégico a participar nos Jogos Olímpicos de 2012 e, depois do crime, foi condenado a cinco anos de prisão efetiva. No entanto, é comum os serviços correcionais concederem a liberdade condicional a infratores que cometeram crimes graves mas não são considerados um perigo para a sociedade.

O bom comportamento de Pistorius na prisão foi também um ponto a favor para a alteração da pena do antigo atleta.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
Oscar Pistorius vai sair da prisão na próxima semana | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE