Disco

Lançamento de 'Outro tempo, José Afonso'

16 | 11 | 2015   15.48H

Amanhã, às 21h00, o Teatro São Luiz vai ser palco do lançamento do disco "Outro Tempo, José Afonso", um projeto de autor de José Pedro Gil e Emanuel de Andrade, também responsável pela orquestração.

Destak | destak@destak.pt

A interpretação está a cargo de um ensemble orquestral, composto por um quarteto de cordas, piano e voz.

O trabalho plasmado neste disco é fruto da constatação da existência de um sentimento identitário comum a todos os intervenientes em torno da música e da poesia de José Afonso. 

Dessa constatação, surgiu a ideia e a vontade dos autores e intérpretes deste disco de porem os seus talentos e diferentes conhecimentos musicais ao serviço da arte de José Afonso, interpretando-a, experimentando-a e redescobrin- do-a à ‘luz’ de uma sonoridade mais clássica e menos ortodoxa, se se pensar nos instrumentos para os quais essa arte foi pensada e originariamente executada. 

Escolher as músicas de entre um reportório tão rico, diver- sificado e cativante como é o de José Afonso, chegando a uma seleção que pudesse representá-lo e homenageá-lo, seria sempre um processo subjectivo e necessariamente redutor. 

Foram escolhidas canções que representassem as várias vertentes e linguagens da obra como o Fado, a Canção Popular, o Surrealismo, ou simplesmente a Poesia posta em canção, e que sob novas roupagens deixassem à "vista" a matriz musical que lhes dá força há várias décadas. 

Os contributos que Mônica Salmaso (Voz) e Teco Cardoso (Flauta Transversal), nomes maiores da atual música brasileira, quiseram dar a este projeto, são mais uma demonstração que José Afonso é ainda hoje um vetor de comunicabilidade, não só no tempo, mas também no espaço, entre as várias culturas de língua portuguesa. 

José Pedro Gil Voz
Emanuel de Andrade Piano
Ana Pereira Violino
Filipa Serrão Violino
Joana Cipriano Viola d’Arco
Nuno Abreu Violoncelo

Saiba mais sobre:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE