Ao volante

Para quatro com a diversão Smart sempre presente

20 | 11 | 2015   18.07H

Conduzimos o Forfour de caixa automática e descobrimos a génese da Smart em agilidade e diversão na condução.

João Tomé | jtome@destak.pt

Portugal é rei e senhor nas vendas do Smart Fortwo, com uma quota de mercado que só encontra semelhanças na Alemanha.

Com o lançamento no final de 2014 da nova geração do Fortwo chegou também o renascido Forfour (ambos feitos em parceria com a Renault e o seu Twingo), que na versão anterior tinha tido pouco sucesso e tempo de vida – de 2004 a 2006. O novo Forfour, como o nome indica para quatro ocupantes, é irmão do Twingo, utilizando os mesmos motores e plataforma.

O Forfour é feito tendo como base o Fortwo (ao contrário do que acontecia antes) e, por isso, temos a mesma tração traseira, motor atrás colocado por baixo da bagageira (o que tem tendência a aquecer o que lá levamos) e quase a mesma diversão. O novo Fortwo está, pela 1ª vez, disponível com caixa manual mas é com a caixa automática que nos divertimos mais, tal como no Forfour (o Twingo não tem esta versão automática).

O Forfour não é o citadino mais confortável, nem o mais suave. Muito menos o mais espaçoso (a bagageira só tem 190 litros – ligeiramente maior do que a do Twingo mas mais pequena em 30 litros do que um Peugeot 108, por exemplo). Mas a brusquidão e crueza da condução, exponenciadas na versão de caixa automática e patilhas no volante, tornam-se apaixonantes para quem o conduz e não conhecemos carro mais ágil para a cidade – tem a melhor brecagem (ótimo para estacionar e fazer inversão de marcha de uma só vez) que já vimos um automóvel.

O centro de gravidade notável (o peso está concentrado no solo do veículo) permite oscilar pouco em curvas e tirar partido do chassis equilibrado. A direção direta q.b. e a solidez em auto-estrada tornam-no num citadino completo. Os preços começam nos 11.900 euros (três cilindros 1.0 de 71 cv) e a versão que conduzimos de 90 cv começa nos 14 mil - às versões de caixa automática acresce mil euros.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
Para quatro com a diversão Smart sempre presente | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE