Argentina

Primeira etapa do Dakar foi cancelada por causa do mau tempo

03 | 01 | 2016   19.12H

Troço entre Rosário e Villa Carlos Paz foi cancelado por «razões de segurança» devido a tempestades na região, informou a organização da prova.

Depois da realização do prólogo, a primeira etapa do Dakar 2016, que se realiza na Argentina, não se realizou. Após ter sido atrasada a saída da etapa em duas ocasiões, porque «algumas áreas estariam cortadas por leitos naturais das águas de chuva e cursos de água em formação», a organização da prova anunciou oficialmente o cancelamento da primeira etapa por razões de segurança, devido às tempestades na região.

A primeira etapa, que incluiria um especial de 227 quilómetros para motos e quadriciclos e 258 quilómetros para carros e camiões, foi suspensa às 10 horas (hora local) por fortes chuvas e ventos que atingiram a província de Córdoba.

O presidente do Dakar, o francês Etienne Lavigne, confirmou que tomou a decisão uma hora e meia antes da hora da partida.

É a segunda vez desde que o evento foi transferido para a América do Sul que uma etapa é suspensa antes do início. O único antecedente foi no sexto dia da edição de 2012, quando os veículos não puderam completar o percurso, com cruzamento da cordilheira dos Andes. Na ocasião, o problema foi uma tempestade de neve.

No sábado, durante o prólogo do Dakar, um trajeto cronometrado de apenas 11 quilómetros entre Buenos Aires e Rosario, a chinesa Guo Meling perdeu o controlo de seu carro, atropelou espectadores e deixou dez feridos.

O Rally continuará nesta segunda-feira com a segunda etapa, entre as cidades de Villa Carlos Paz e Termas de Río Hondo, com uma extensão especial de 450 quilómetros para motos e quadriciclos e 510 quilómetros para carros e camiões.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
Primeira etapa do Dakar foi cancelada por causa do mau tempo | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE