PUBLICIDADE
tecnologia

Nasceu a primeira flor no Espaço

19 | 01 | 2016   12.43H

Chama-se zínia, cresceu no Veggie Lab - um laboratório na Estação Espacial Internacional e é comestível.

Trata-se da primeira flor que nasceu no Espaço, e abre caminho para um novo tipo de cultivo e para ajudar a compreender o comportamento das plantas em ambiente de microgravidade. 

O anúncio foi feito pelo astronauta Scott Kelly na conta do twitter da Estação Espacial Internacional: "a primeira flor plantada no espaço fez a sua aparição". Segundo um blog da NASA, a zínia foi escolhida porque pode ser uma grande ajuda para os cientistas compreenderem o comportamento das plantas em ambiente de microgravidade.

Anteriormente, já tinha sido possivel cultivar alface e trigo na EEI mas nunca antes uma planta tinha florescido - a explicação é que é mais sensivel a parâmetros ambientais e tem um ciclo de crescimento muito maior. 

Depois de dois anos de tentativas falhadas, eis que a equipa que conduz o laboratório da estação viu o seu trabalho ser bem sucedido: "Esta experiência é uma boa predecessora para o cultivo futuro do tomate", avança Trent Smith, o agente do projeto no espaço.

Esse o objetivo para o futuro: assim, além das zínias, que podem ser comidas na salada, a equipa vai voltar a plantar alfaces e repolho e em 2018 deverá avançar para o cultivo do tomate, feito que a NASA considera será um marco nos trabalho da EEI: porque provará que é possivel produzir comida fora da terra, muito útil em missões que tenham uma duração maior.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
Nasceu a primeira flor no Espaço | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE