Papa João Paulo II viveu uma paixão?
Documentário da BBC analisa cumplicidade do popular Sumo Pontífice com uma filósofa polaca residente nos EUA. Relação durou mais de 30 anos.
João Paulo II esteve apaixonado por uma mulher? É essa a polémica questão lançada por um documentário a exibir esta noite na BBC. O filme analisa a relação entre o popular Sumo Pontífice e Anna-Teresa Tymieniecka, uma filósofa polaca casada, estabelecida nos EUA, que manteve uma estreita amizade com o Papa quando este era ainda um cardeal (na década de 70) e até à sua morte em 2005.
O documentário revelará a correspondência entre os dois, mais de 350 cartas, nomeadamente quando a filósofa falecida em 2014 e o papa colaboraram na escrita de um livro, uma cumplicidade que se prolongou durante quatro anos. Em 1996, quando o jornalista norte-americano Carle Bernstein assinou uma biografia de João Paulo II, Anna-Teresa negou qualquer sentimento romântico face ao pontífice. Mas fontes próximas garantiram que a relação recíproca transcendia a amizade.
1 comentário