16 de abril

Universal Music lança Record Store Day

13 | 04 | 2016   17.10H

Editora discográfica vai lançar novos discos, que estarão disponíveis especialmente a pensar neste dia.

Destak | destak@destak.pt

No próximo sábado, dia 16 de abril, realiza-se a 9.ª edição do Record Store Day, dia que se assinala a nível mundial para celebrar as lojas de discos independentes e a sua cultura a nível mundial.

Este ano os norte-americanos Metallica foram escolhidos como embaixadores oficiais desta iniciativa, sendo que Universal Music tem em vista o lançamento de 30 novos discos, que estarão disponíveis especialmente a pensar neste dia.

Purpose, o último álbum de Justin Bieber e que assinalou o seu regresso à música, com o qual tem batido recordes de vendas em todo o mundo, será vendido num picture disc que contém ainda uma imagem exclusiva de Bieber. Limitado a 7 mil cópias, este LP estará disponível em exclusivo no Record Store Day.

Entre alguns dos lançamentos mais importantes está uma caixa dos Creedence Clearwater. 1969 Archive Box contém 3 LPs, 3 CDs, 3 EPs de 7" (cada um de uma edição local, nomeadamente do Japão, México e Brasil), 1 livro de 60 páginas, 1 fotografia promocional da banda, 1 autocolante e ainda a réplica de um bilhete de um concerto.

Os três primeiros álbuns dos Kings of Convenience, Quiet is the New Loud, Versus e Riot on an Empty Street, também serão reeditados em vinil para o Record Store Day.

Para assinalar os 50 anos desde que Jimmy Page, célebre guitarrista dos Led Zeppelin, lançou o seu primeiro single, ainda antes de se estrear no grupo, será reeditado o single de 7" intitulado She Just Satisfies/Keep Moving, cujas cópias originais são uma raridade, que valem mais de 760 euros.

Outra raridade é o clássico álbum folk Paddy On the Road, de Christy Moore, cujas edições originais rondam os 510 euros. Neste Record Store Day este clássico volta a ser reeditado em vinil.

Dos britânicos James será editado num duplo LP um concerto mítico da banda, e até hoje inédito. Greenpeace Palace Concert regista, portanto, o espetáculo que o grupo deu em 1992 no Hollywood Palace, tendo sido gravado com o Cyrus, um sistema alimentado a energia solar, uma iniciativa da Greenpeace. Agora este concerto vê a luz do dia.

Entre os muitos lançamentos deste ano saliente-se ainda o picture disc com dois temas da banda sonora de Star Wars: O Despertar da Força, da autoria do compositor John Williams, ou ainda o vinil azul de Florence + The Machine, que inclui o single Delilah (tanto na versão que se encontra no álbum como a versão "demo") e ainda uma versão de Only Love Can Break Your Heart, de Neil Young, no lado B.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
Universal Music lança Record Store Day | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE