Estreias

X-Men de volta e Luís Filipe Rocha de regresso aos Açores

19 | 05 | 2016   13.04H

Esta semana destaque para as estreias de X-Men: Apocalypse, o nono filme da saga de super-heróis, e Luís Filipe Rocha está de volta aos Açores no premiado ‘Cinzento e Negro’, com Filipe Duarte e Joana Bárcia.

João Tomé | jtome@destak.pt

Depois de filmes como Adeus, Pai, Camarate, A Passagem da Noite ou A Outra Margem, o realizador português Luís Filipe Rocha inspira-se nos fundamentos das tragédias gregas para contar esta história passada com as paisagens verdes dos Açores como pano de fundo.

No filme, produzido pela Fado Filmes, acompanhamos Maria (Joana Bárcia), uma mulher traída pelo companheiro, David (Miguel Borges), quando este lhe rouba um saco de dinheiro e foge, refugiando-se na ilha do Pico.

Furiosa e determinada a vingar-se, Maria propõe a Lucas (Filipe Duarte), um inspetor da Polícia Judiciária, que persiga e encontre o companheiro.

Só que, nesta história de investigação, amor, traição e vingança, David ruma à ilha do Faial, mas acaba por apaixonar-se por uma faialense, Marina, empregada do mítico bar Peter Café Sport.

Rocha volta aos Açores 20 anos depois deter filmado lá Adeus, Pai, mas agora em vez de um paraíso de desfecho da história, os Açores são um palco trágico. O filme recebeu vários prémios em festivais nacionais.

--
fantasia/ação
‘X-Men: Apocalypse’

A saga de X-Men continua bem viva e com caras conhecidas. Bryan Singer – ele que foi o realizador dos dos primeiros filmes deste universo, de 2000 e 2003 – cumpre agora o seu 4º filme, nesta que é uma espécie de sequela de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, de 2014 e que Singer também realizou.

Nesta nova aventura a emblemática equipa de super-heróis mutantes da Marvel tem um desafio surpreendente.

Apocalipse (Oscar Isaac), o primeiro e mais possante mutante a nascer no início dos tempos, era adorado como uma divindade e agora, desperta de um sono milenar e fica decepcionado com a desordem que encontra no planeta.

Solução? Exterminar a espécie humana e iniciar uma nova ordem universal dominada por si e pelos seus seguidores mais fiéis.

Para contrariar este ser praticamente invencível os mutantes Mystique (Jennifer Lawrence) e Professor X (James McAvoy) vão ter terão de liderar uma equipa de jovens aprendizes de X-Men para deter Apocalipse e tentar salvar a Humanidade da total extinção.

Só que vai ser difícil todos os mutantes entenderem-se. Michael Fassbender volta a ser Magneto.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
X-Men de volta e Luís Filipe Rocha de regresso aos Açores | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE