PUBLICIDADE
RTP2

Martin Luther King e Malcolm X no "Cara a Cara"

07 | 07 | 2016   18.44H

Programa da estação de televisão pública vai para o ar hoje, às 23h20 e analisa o percurso e os confrontos entre os dois activistas políticos.

Destak | destak@destak.pt

“Cara a Cara” é uma série de retratos comparativos que caracteriza duas figuras mundialmente conhecidas, vistas através do prisma da sua rivalidade. Para cada um deles, a sua rivalidade tornou-se a sua força motriz e um desafio constante.

A escala e o âmbito da sua tese foi muito além do mero antagonismo pessoal e os resultados do seu confronto muitas vezes mudaram a sociedade e tiveram um profundo impacto nas nossas vidas. Tudo isto Cara a Cara!

Mais de 40 anos após as suas mortes, Martin Luther King e Malcolm X continuam a ser dois dos ativistas políticos mais famosos do mundo. Galardoado com o Prémio Nobel da Paz, em outubro de 1964, Martin Luther King era o símbolo mundialmente conhecido do Movimento Americano dos Direitos Civis.

Enquanto, Malcolm X era reverenciado como um ícone em África, onde todos os chefes de Estado queriam recebê-lo. Eles incorporavam dois sonhos muito diferentes: duas personagens, duas filosofias e visões para a América, duas estratégias políticas que eram continuamente opostas, divulgadas e orquestradas pelos meios de comunicação da época, nomeadamente através do crescimento dos meios de comunicação social de rádio e televisão.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
Martin Luther King e Malcolm X no "Cara a Cara" | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE