Teste

AMG GLE Coupé 63s: um Mercedes de superlativos

15 | 07 | 2016   15.12H

É grande e alto mas é um coupé. E pesado e luxuoso mas tem um roncar feroz e viciante, graças ao motor V8 biturbo de 585 cv. Tudo neste Mercedes-AMG GLE 63s Coupé é superlativo, até o nome. Conduzimos este rival do BMW X6 na sua versão mais explosiva...

João Tomé | jtome@destak.pt

Explosão: algo súbito; manifestação violenta e ruidosa. A definição assenta que nem uma luva a um SUV coupé repleto de superlativos. A Mercedes lançou o ano passado o seu maior SUV com o nome de GLE (era M) e pouco depois mostrou a versão coupé, que rivaliza com o BMW X6.

A Mercedes segue o mesmo caminho da BMW num modelo pouco ou nada racional, dando o seu cunho próprio.

Agora surge a versão mais desportiva do modelo. O nome completo é Mercedes-AMG GLE63 S Coupé. E o que alimenta este monstro do asfalto (não é feito para TT apesar do tamanho) é um V8 biturbo de 5.5 litros que produz até uns incríveis 585 cv.

Se o luxo e as mordomias interiores são do melhor que a Mercedes já nos habituou – e a marca alemã é das melhores neste aspeto –, o exterior está cheio de referências à AMG, com saídas de ar agressivas (difusores dianteiro e traseiro), jantes de 22 polegadas e quatro saídas de escape.

Mas o aspeto feroz é justificado mal pressionamos o botão de ignição, com o roncar incrível do motor. E mesmo que estejamos num gigante de 2350 kg, quando aceleramos a sério somos atirados com violência numa das poltronas de luxo que equipa o GLE – atinge os 100 km/h em 4,2 segundos.

É incrível como além da potência é estável e ágil q.b. nas curvas, graças à suspensão AMG Ride Control.

A tração integral 4Matic dá-nos mais segurança mesmo com chuva e podemos alterar a experiência tornando a suspensão mais rígida, o acelerador mais ‘nervoso’, a direção mais sensível e ainda um roncar ainda mais explosivo nos tubos de escape.

Os consumos são proibitivos, podendo facilmente oscilar entre os 13 e os 30 l/100 km, tal como o custo, que é de 188 mil euros – o preço do GLE Coupé começa nos 96 mil euros.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
AMG GLE Coupé 63s: um Mercedes de superlativos | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE