Actualidade

Câmara de Lisboa inaugura rotunda de homenagem a Pinheiro de Azevedo

15 | 09 | 2016   19.21H

A Câmara de Lisboa inaugura na sexta-feira, às 11:00, a Rotunda Pinheiro de Azevedo, no bairro da Cruz Vermelha, uma homenagem ao primeiro-ministro do último Governo provisório, que ficou conhecido como o "almirante sem medo".

Em comunicado, a autarquia explica que "a inauguração deste novo topónimo homenageia o almirante José Pinheiro de Azevedo, primeiro-ministro do último Governo provisório no período pós-25 de Abril de 1974".

Segundo fonte oficial do município, esta rotunda fica junto à Praça D. António Ribeiro, no bairro da Cruz Vermelha, na Alta de Lisboa.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

1 comentário

  • --------O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de abril.------------------------------ A data celebra a revolta dos militares portugueses que a 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar / Marcelo Caetano, que governava Portugal desde 1933. O Movimento das Forças Armadas, composto por militares que haviam participado na Guerra Colonial e por estudantes universitários, teve o apoio da população portuguesa, conseguindo a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa a 25 de abril de 1976 de forma pacífica. O símbolo do dia 25 de abril é o cravo, a flor que se colocou nas armas dos militares neste dia. Após a revolução foi criada a Junta de Salvação Nacional que nomeou António de Spínola como Presidente da República e Adelino da Palma Carlos como Primeiro-Ministro. Os dois anos seguintes foram de grande agitação social, período que ficou conhecido por PREC (Processo Revolucionário em Curso). Desta forma o dia 25 de abril é conhecido como o Dia da Liberdade em Portugal e o dia da Revolução dos Cravos, sendo um feriado nacional onde se recorda a importância da liberdade no país.
    RIC | 21.09.2016 | 18.10Hver comentário denunciado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE