Trail do Lince

Corrida pelo gato mais ameaçado do mundo

21 | 09 | 2016   17.31H

A 8 de outubro, realiza-se a 2ª edição do Trail do Lince, entre Monchique e Silves. Prova foi revelada no Jardim Zoológico.

Vera Valadas Ferreira | vferreira@destak.pt

«Eu corro pelo lince ibérico. E tu?», é o mote do Trail do Lince, cuja 2ª edição acontece a 8 de outubro. Trata-se do único evento desportivo que oferece a oportunidade aos participantes de contribuir para a preservação do lince ibérico e percorrer os seus trilhos e habitats naturais, entre Monchique e Silves.

A iniciativa que visa mostrar que «o Algarve não é só praia» e também dinamizar em termos turísticos a região, «é inovadora no mundo, pois é o única corrida dedicada à preservação de uma espécie», a mais ameaçada no mundo, no que à família dos felinos diz respeito. «Estamos a divulgar uma causa premente. Não podemos dizer que o governo deve acatar com tudo. A sociedade civil também deve estar empenhada», frisa o modelo Mário Franco, o embaixador/rosto “rraau” deste projeto com garra, apresentado no Jardim Zoológico de Lisboa, numa cerimónia à qual o Destak não faltou.

A prova divide-se em três percursos: trail longo (30 kms), curto (12 kms) e caminhada (12 kms). Por cada participante será doada uma árvore para reflorestação da zona afetada por incêndios. A inscrição implica a adoção prévia do Lince Ibérico, ou seja a compra da mascote (peluche), no valor de 19,99 €. Cinco euros revertem para a Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e o World Wide Fund (WWF). Os bilhetes para as provas desportivas custam entre 10 e 15 euros. Isto de acordo com o Pack Especial disponível nas lojas FNAC.

Foto: DR
Corrida pelo gato mais ameaçado do mundo | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE