Ensaio

Luxo e elegância à moda sueca no S90 e na carrinha V90

09 | 11 | 2016   13.20H

Depois do S90 a Volvo lança a carrinha V90, repleta de espaço, luxo, segurança e dinâmica e que permite à marca sueca fazer jus à sua melhor tradição.

João Tomé | jtome@destak.pt

A Suécia é conhecida pelos móveis simplistas e para montagem caseira (IKEA), pelos ABBA, pela quantidade de pessoas louras, pelas almôndegas e pelas carrinhas familiares (Volvo), sóbrias e seguras.

A Volvo está de volta aos bons velhos tempos das carrinhas familiares executivas, onde se destacou há 60 anos com o Duett. Só que agora tem mais argumentos para competir lado a lado com os alemães BMW. Mercedes e Audi, que têm dominado o segmento nos últimos anos.

O S90, a versão berlina já tinha chegado a Portugal há uns meses e agora é a vez da carrinha V90. Certo é que a gama é de uma elegância suprema, o que lhe valeu em agosto o prémio internacional Car Design.

A nova plataforma já utilizada no novo XC90 dá equilíbrio e espaço de sobra aos novos modelos. O interior sóbrio, ao estilo sueco, é evoluído e repleto de mordomias, do tablet de 9 polegadas ao som das colunas prodigioso (inclui a possibilidade de ouvir música com a acústica de salas de ópera, por exemplo) e bancos luxuosos.

Testámos a V90 D4 a gasóleo (2.0 litros turbo de 190 cv), com caixa automática de oito velocidades e, apesar de não ter patilhas no volante, ficámos surpreendidos pelo lado explosivo desta carrinha de 4m93 - o turbo funciona na perfeição e além de podermos circular com suavidade também temos potência na hora de acelerar um pouco mais ou ultrapassar.

Confortável, por um lado, mas com um lado rebelde e ágil q.b. por outro, não falta tecnologia no novo executivo da marca sueca, que está cada vez mais perfeita em vários níveis. Além dos inúmeros sistemas de segurança disponíveis, destaque para a ajuda 'semi-autónoma', com o chamado Pilot Assist. O sistema dirige suavemente o volante (mantém-nos na faixa de rodagem) e usa também o cruise control adaptativo, que permite escolhermos o nível de aproximação ao carro da frente. Um sistema inovador com semelhanças a outros já utilizados pela Mercedes, por exemplo.

O preço do S90 começa nos 53 mil euros enquanto a carrinha V90 começa nos 56 mil. Também aí ao nível da concorrência alemã. A sueca Volvo parece estar cada vez mais na moda e para ficar.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
Luxo e elegância à moda sueca no S90 e na carrinha V90 | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE