Estreias

J.K. Rowling traz o mundo de Harry Potter com monstros e sem Harry

17 | 11 | 2016   17.04H

As estreias da semana incluem Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, American Honey e Uma História Americana.

João Tomé | jtome@destak.pt

Os filmes (e livros) de Harry Potter podem ter terminado em 2011 com a 2ª parte de Harry Potter e os Talismãs da Morte mas o universo criado por J.K. Rowling continua vivo e ganha agora forma de nova saga (terá, no total, cinco filmes).

A autora britânica junta-se ao realizador David Yates (que dirigiu os últimos quatro filmes de Harry Potter) e assina o seu 1º guião para cinema.

A acção passa-se agora em Nova Iorque e o nosso herói não é um aprendiz de feiticeiro mas sim um especialista e apaixonado por monstros e bichos mágicos, o magizoologista Newt Scamander. Um nome menos memorável do que Harry Potter mas Eddie Redmayne compensa com uma personalidade contagiante, bondosa, divertida mas também determinada - um pouco como Harry.

Newt é uma espécie de protector da natureza e de espécies em risco de extinção do mundo da magia. Já não estamos numa escola mas sim no meio de Nova Iorque onde uma ameaça de um ser obscuro ameaça o equilíbrio entre mundo mágico e mundo muggle, que aqui se chama os SemMages.

Os amigos à força que se vão juntar a Newt são por isso um pouco diferentes de Hermione e Ron Weasley (e mais velhos, naturalmente). Um é um SemMages que sonha em abrir uma padaria e vive deprimido com o duro emprego numa fábrica de enlatados. Ela é uma ex-agente do departamento de magia de Nova Iorque.

Newt é precisamente o autor de um dos livros que fazia parte dos manuais escolares de Hogwarts, nos tempos de Harry Potter. Aqui conhecemos a sua história e, na verdade, a história que acaba por dar origem ao seu livro - daí ser um chamado spin-off, ao estilo prequela, dos filmes de Harry Potter.

Pode não ser a mesma coisa que Harry Potter, não ser tão memorável e por vezes até lhe faltar a profundidade dramática de alguns dos melhores filmes/livros de Harry, mas esta é uma aventura mágica dentro de um universo que já conhecemos, que dá gosto ver e que tem um futuro mágico pelo frente.

Colin Farrell é um chefe da força de magia americana, Percival Graves. E Johnny Depp... aparece!

--
drama
‘American Honey’

Utilizando um estilo quase documental, esta é a história de uma jovem sem nada a perder que se junta a um grupo que viaja pelos EUA_a vender revistas porta a porta e se acaba por envolver com um deles (Shia LaBeouf). Entre festas, amor e sonhos adolescentes e a América ‘profunda’, a cineasta Andrea Arnold debruça-se sobre a geração.

drama
'Uma História Americana'

Ewan McGregor estreia-se na realização e também protagoniza este belo mas duro filme que adapta a obra homónima que valeu ao escritor Philip Roth o prémio Pulitzer em 1998. McGregor é casado com uma ex-rainha de beleza (Jennifer Connelly) em plenos anos 1960, vive numa quinta e gere a fábrica de luvas que herdou da família. Na América onde a juventude luta contra o guerra do Vietname, a sua filha (Dakota Fanning) de 16 anos envolve-se em causas políticas e desaparece sem deixar rasto no mesmo dia em que uma explosão vitima um negociante local. Determinado em encontrar a filha, este pai vai ter de lidar com um mundo que percebe cada vez menos, por em causa as suas crenças e lidar com traumas profundos no seio da família.

Saiba mais sobre:
Foto: DR
J.K. Rowling traz o mundo de Harry Potter com monstros e sem Harry | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE