Comissão Europeia

Bruxelas quer acabar com o desperdício de 88 milhões de toneladas de alimentos

02 | 12 | 2016   14.28H

Comissão Europeia lança plataforma que quer impedir os 88 milhões de toneladas de alimentos deitados ao lixo por ano.

Carla Marina Mendes | cmendes@destak.pt

Cerca de 88 milhões de toneladas de alimentos são todos os anos desperdiçados na União Europeia (UE), qualquer coisa como 20% dos alimentos produzidos. E com custos. Contas feitas, estima-se que 143 mil milhões de euros sejam deitados para o lixo. Tornar o sistema mais sustentável e evitá-lo é o que pretende a Comissão Europeia, com a «Plataforma da UE para as Perdas e Desperdícios Alimentares».

O que se pretende é reunir os Estados-membros e todos os atores da cadeia alimentar, sejam eles produtores, vendedores ou consumidores para que, juntos, possam apresentar medidas destinadas a combater este desperdício.

Mas a Comissão Europeia quer mais. E está a pensar criar medidas para tornar mais claros os rótulos, nomeadamente em relação às datas de validade que, revela um Eurobarómetro recente, têm um impacto significativo do desperdício. É que menos de um em cada dois europeus sabe o que significam.

1 comentário

  • Alguns supermercados costumam fazer 'promoção' baixando ou reduzindo o preço de produtos 'por aproximação da data da validade'... assim, fica o produto por um preço mais económico ao consumidor.
    Anónimo | 02.12.2016 | 21.00Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE