CINANIMA

Um festival muito animado

18 | 12 | 2016   16.39H

Chama-se CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação Cinema e chega domingo às 17h, à Culturgest.

Destak | destak@destak.pt

É o mais importante festival de cinema de animação português e realiza-se em Espinho desde 1976. À semelhança do que tem acontecido há alguns anos, a Culturgest associa-se ao CINANIMA e projeta uma seleção de filmes premiados, feita pela organização do Festival.

Nesta 40ª edição, o Grande Auditório recebe, hoje, a partir das 17h, os nove filmes: Mr. Sand; Uma Família Portuguesa, Sem Certeza; Pronto, Era Assim; Estilhaços; La Table; De Staat: Witch Doctor; Merlot; Blind Vaysha e Among The Black Waves.

O Festival tem uma Secção Competitiva (Competição Internacional e Competição Nacional) e uma Secção Não-Competitiva (Retrospetivas, Sessões para Escolas, Programas de Autor).
A Competição Internacional abrange as categorias de Curtas-metragens e Longas-metragens. Da Competição das Curtas-metragens fazem parte duas subcategorias, nomeadamente Filme de Fim de Estudos e/ou Filme de Escola e Publicidade e Informação.

Na Competição Nacional há dois concursos: Prémio António Gaio, para o melhor filme português em competição e Prémio Jovem Cineasta Português. Para além do Grande Prémio CINANIMA 2016 e do Prémio Especial do Júri CINANIMA 2016, são ainda atribuídos Prémios às várias subcategorias em competição.

São estes os filmes que serão apresentados:
Mr. Sand, de Soetkin Verstegen, Dinamarca– Prémio Sereia Animada

Uma família portuguesa, sem certeza, de Coletivo de Alunos da Escola Secundária de Lousada, Portugal– Prémio Jovem Cineasta Português (jovens até aos 18 anos)

Pronto, Era Assim, de Joana Nogueira e Patricia Rodrigues, Portugal– Prémio Jovem Cineasta Português(+18) / Melhor Documentário de Animação

Estilhaços, de José Miguel Ribeiro, Portugal– Prémio António Gaio / Prémio Especial do Júri

La Table, de Eugene Boitsov, França– Prémio do Público / Melhor curta-metragem até 5 minutos de duração

De Staat: witch Doctor, de Studio Smack, Floris Kaayk, Holanda–Prémio para a Melhor Curta Metragem Publicidade e Informação

Merlot, de Marta Gennari e Guilia Martinelli, Itália - Filme Fim de Estudos / Filme de Escola

Blind Vaysha, de Theodore Ushev, Canadá - Curtas entre 5 e 25 minutos

Among The Black Waves, de Anna Budanova, Rússia– Grande Prémio

Saiba mais sobre:
Foto: DR
Um festival muito animado | © DR
A Culturgest exibe uma seleção de filmes do festival de animação CINANIMA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE