PUBLICIDADE
aniversário

50 anos de Mini reunidos

12 | 05 | 2009   13.24H

A alemã Volkswagen criou o Carocha e a inglesa British Motor Corporation (BMC) o Mini, tendo começado a produzi-lo a 8 de Maio de 1959 - saiu da linha de produção da unidade de Cowley, agora chamada Fábrica de Oxford.

O sucesso do veículo de duas portas, desenhado pelo grego-britânico Alec Issigonis, foi imediato e consolidou-se ao longo dos anos 60, tornando-se um dos ícones da década - vendeu mais de um milhão de unidades.

O seu preço reduzido ajudou ao sucesso, mas como era vendido quase abaixo do custo de produção, rendeu pouco dinheiro à BMC. O nome do projecto de onde partiu o Mini chamava-se ADO15.

O nome Mini só surgiu mais tarde, inicialmente chamava-se Austin Seven. Também foi conhecido, em alguns países, como Morris Mini-Minor, Austin 850 e Morris 850. O nome Mini foi utilizado pela primeira vez em 1961 no Reino Unido, quando passou de Austin Seven para Austin Mini.

Foram depois criadas várias varantes do Mini e a partir da 2.ª geração começou mesmo a ser produzido em Portugal, entre outros países. Desde o Austin Mini Van (carrinha), Mini Pi-ckup, Mini Clubman (versão alongada) e os mais desportivos Cooper e Cooper S - estas três últimas versões tiveram reedições nos dias de hoje.

O pequeno automóvel deu mais lucro à BMC graças à venda de acessórios para o veículo, que era diversificada. O pequeno veículo foi considerado o 2.º mais influente do século XX (só atrás do Ford Model T).

A produção do Mini clássico cessou em 2000, altura em que a nova dona da BMC, a alemã BMW, anunciou um sucessor que veio a ter quase tanto sucesso quanto o modelo clássico conheceu nos anos 60.

Muitos puristas do não encararam o novo MINI (agora escreve-se em maiúsculas) como um verdadeiro sucessor, pelas dimensões consideravelmente maiores.

Mini United em Silverstone

Para celebrar este aniversário, o primeiro Mini Minor voltou à fábrica, onde foi produzido há meio século. A data também será assinalada com o evento Mini United, que junta admiradores de todo o Mundo em Silverstone (Inglaterra), de 22 a 24 de Maio.

Existe ainda um site dedicado a esta paixão pelo Mini: www.miniunited.com.

João Tomé | jtome@destak.pt
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE