lisboa

Bairros vão ter carreiras próprias

09 | 07 | 2017   23.28H
Projeto da Carris visa aumentar a proximidade às infraestruturas locais mais importantes. Linhas funcionam sete dias por semana, com custo mensal de €10.
João Moniz | jmoniz@destak.pt

Marvila vai acolher as duas primeiras carreiras de bairro, um projeto com o qual a Carris pretende «reforçar a mobilidade local».

Em complementaridade à rede já operada pela empresa de transportes públicos, as novas linhas «procuram gerar maior proximidade às infraestruturas mais importantes dos bairros, como escolas, centros de saúde, mercados e estações de metro».

O projeto tem arranque marcado para amanhã, com a apresentação pública durante a manhã na Biblioteca Municipal de Marvila, bairro que vai receber as linhas 31B e 32B.

Ao Destak, a Carris esclarece que o objetivo é «assegurar a existência de, pelo menos, uma carreira de bairro por freguesia».

A rede será alargada «à medida que for possível aumentar a frota», processo que deverá estar concluído em 2019.

Para já, além das duas linhas criadas de raiz, outras três serão reformuladas para corresponder ao novo conceito.

É o caso dos Olivais, onde o 779 passa a 29B, e de Santa Clara, onde o 757 passa a 40B, com percursos mais longos e maior frequência nas carreiras.

Já o 400, no Parque das Nações, passa a ser o 26B, mas só será reformulado em setembro, após os meses de verão.

As carreiras de bairro vão funcionar os sete dias da semana, das 7h às 22h, com uma frequência média de 30 minutos, nos dias úteis, e de uma hora, aos fins de semana.

Os títulos da Carris serão válidos nos novos percursos e a empresa vai criar o passe Carreiras de Bairro, exclusivamente para a utilização deste serviço, que terá um custo – que se pretende acessível – de dez euros por 30 dias.

Foto: DR
Bairros vão ter carreiras próprias | © DR

1 comentário

  • "o passe Carreiras de Bairro terá um custo de dez euros por 30 dias"? O passe costuma ser mensal mas como refere "dez euros por 30 dias" quer dizer mesmo 30 dias? Nem todos os meses têm 30 dias. Era só pra saber.
    Anónimo | 15.07.2017 | 21.41Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE