Evento

‘Caminhos da Água’ cheios de cultura

11 | 07 | 2017   23.55H
Cerca de 30 eventos de música, dança, teatro e novo circo terão lugar, de amanhã a domingo, em sete concelhos do Médio Tejo, onde a água é o elemento dominante.
Destak | destak@destak.pt

O tema da segunda etapa do projeto cultural “Caminhos”, iniciado em abril com o objetivo de «ligar pessoas, cultura e património» com uma programação itinerante, será “Caminhos da Água”.

Evento cultural acontece em três momentos do ano, durante três anos, no território constituído pelos 13 concelhos que fazem parte da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (11 do distrito de Santarém e dois do de Castelo Branco).

A programação de julho vai passar por lugares como o lago de Dornes e pela gruta de Avecasta, em Ferreira do Zêzere; pela praia fluvial do Penedo Furado, em Vila de Rei; e outros lugares com cursos de água em Abrantes, Alcanena, Constância, Mação e Sertã.

Batida, Baile dos Candeeiros, Mão Verde (Capicua e Pedro Geraldes), Tiago Correia, a fusão da dança com as artes plásticas com o espetáculo Human Brush, do francês Vincent Glowinski, são algumas das propostas que vão circular pelos sete concelhos, ao longo dos quatro dias – 13, 14, 15 e 16 de julho –, numa programação que pode ser consultada na sua totalidade em http://caminhos.mediotejo.pt.

Esta iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) é comissariada por Elisabete Paiva, Luís Ferreira e Ricardo Alves, numa lógica de «convergência da arte com os monumentos e espaços culturais nos percursos delineados», e do público, com artistas nacionais e internacionais, nos espetáculos.

O projeto está integrado na aposta da CIMT no setor do turismo cultural, como uma das áreas chave para o desenvolvimento da região, não só pela atração de visitantes como pelo «apetrechamento» e «capacitação» das comunidades «para as práticas culturais no futuro», explicou à Lusa Luís Ferreira, um dos responsáveis da iniciativa.

Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha são os treze concelhos nacionais que compõem a CIMT.

Foto: DR
‘Caminhos da Água’ cheios de cultura | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE