Ortopedia

Assistir a um festival sem dores nas costas

04 | 08 | 2017   17.26H
Braços no ar, mochila às costas, longas horas em pé frente a um palco. Mas será que a nossa coluna acha a mesma piada a um festival? Um ortopedista explica ao Destak o que deve fazer para não ter problemas.
Destak | destak@destak.pt

Muitas horas seguidas numa postura estática podem aumentar entre 40 a 70% o risco de desenvolver problemas de coluna. Vários estudos apontam uma correlação evidente entre o tempo seguido que passamos em pé (a partir das 2 horas) e o aumento das dores nas costas (nomeadamente a predisposição para desenvolver lordoses lombares provocadas por excesso de força exercido em determinadas áreas do nosso corpo).

Luís Teixeira, ortopedista e fundador da associação Spine Matters, aponta 8 conselhos para garantir que não são as suas costas que vão pagar por um bom momento de verão.

1) Exercite os pés. Os exercícios para os pés são importantes para aliviar a tensão e as dores, nomeadamente os alongamentos dos isquiotibiais (perna) prevenindo cãibras, inchaço e dores. Enquanto estiver em pé por muito tempo, alterne o apoio dos pés, isto é: mantenha um pé esticado e outro ligeiramente dobrado, ora no direito, ora no esquerdo. Essa postura irá ajudar a retificar a lordose lombar e a diminuir a sobrecarga nas estruturas da coluna vertebral.

2) Escolha bem o seu calçado. Na maior parte das vezes, o calçado é escolhido apenas em função da sua beleza e não pelas funções que desempenha, por isso é importante que escolha de acordo com o formato dos pés e que analise a grossura da sola, o material do próprio sapato, a maleabilidade e o poder de amortecimento da passada. A nossa coluna precisa de um apoio consistente e seguro para não sofrer lesões e o calçado é determinante nesta matéria.

3) Realize alongamentos no local. Esticar os braços e espreguiçar podem ser boas opções, mas não abuse das “mãos no ar”, uma vez que a repetição do movimento pode gerar desconforto ao nível da cervical. Procure, também, sentar-se para contrariar a tensão estática.

4) Escolha bem o tipo de mochila que leva. Utilize mochilas de dupla alça para garantir um bom apoio nas costas e ajuste-as adequadamente à sua lombar. Tenha atenção também à forma como os objetos são organizados dentro da mochila (coloque os itens mais pesados e de maior dimensão primeiro e de forma central e procure não ter desequilíbrios nas bolsas exteriores). O peso deve, igualmente, ser o menor possível.

5) Respire fundo. Para ter consciência da sua postura, um exercício simples para movimentar o pescoço passa por rodar os ombros para trás e para baixo, enterrar o queixo e imaginar que tem uma linha a puxar--lhe o topo da cabeça para cima. Mantenha esta posição durante 20 segundos e repita algumas vezes.

6) Hidrate-se. Deve beber água em todos os momentos de forma a prevenir cãibras e a garantir que todos os músculos estão a trabalhar corretamente.

7) Cuidado com as cavalitas. Este é um movimento a evitar por várias razões, mas sobretudo pelo facto de ser repentino e inesperado e pelo excesso de peso sobre os ombros e a região cervical.

8) A importância do descanso. Se for acampar, procure ter uma boa espuma ou um colchão que sejam confortáveis, mas também leves. Encontre um chão com o mínimo de irregularidades possível e leve a sua almofada de casa para um melhor apoio.

Foto: DR
Assistir a um festival sem dores nas costas | © DR
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