Cultura

TMP pronto para a nova temporada

07 | 09 | 2017   23.27H
Estreia nacional do espetáculo de dança ‘Le Syndrome Ian’, de Christian Rizzo, abre, na próxima semana, a temporada até dezembro do Teatro Municipal do Porto (TMP).
Destak | destak@destak.pt

Criação do coreógrafo francês é o espetáculo de abertura da temporada dedicada às danças sociais, anunciou o diretor do Teatro Municipal do Porto (TMP), Tiago Guedes, destacando que aquela estreia nacional é o culminar de uma trilogia, onde Christian Rizzo, diretor do Centro Coreográfico Nacional de Montpellier, coloca o foco nas chamadas «danças noturnas», explorando o que se vive nas pistas dos clubes noturnos de todo o mundo.

Tiago Guedes destacou ainda para a próxima temporada de setembro-dezembro 2017 a estreia da ópera As sete mulheres de Jeremias Epicentro, pelo grupo de música de câmara Quarteto Contratempus, no dia 16 de setembro, pelas 19h, no Teatro do Campo Alegre.

A criação daquela ópera, que repete no domingo, dia 17 de setembro, pelas 17h, parte de um projeto de investigação feita em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto no estudo da aplicação de tecnologias ‘wearable’ às artes performativas.

Na área da música, Tiago Guedes destaca o concerto dos Clã com os Best Youth, no âmbito do ciclo “Porto Best Of”, que vai ter lugar no dia 19 de outubro, a partir das 21h30, no Grande Auditório do Rivoli.

Para que o céu não caia, da bailarina e coreógrafa brasileira Lia Rodrigues, é outra estreia nacional que leva ao Porto, no Campo Alegre, a 8 e 9 de dezembro, um espetáculo de dança que vai abordar o «contexto das drásticas mudanças climáticas» e o que «resta fazer» ou o que cada um pode fazer para «segurar o céu», lê-se na memória descritiva daquele trabalho artístico.

Por fim,Vinte Minutos é um projeto do próprio TMP «para ver em família», segundo a própria organização, e que fecha a temporada até ao final do ano da instituição, nos dias 29 e 30 de dezembro, pelas 18h e 16h, respetivamente.

Foto: DR
TMP pronto para a nova temporada | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE