Cultura

Pizza será a estrela de festival em Gaia

11 | 09 | 2017   23.19H
De 15 a 18 de setembro a pizza será a grande rainha do Festival Italiano, evento que vai animar a zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, junto à Loja Interactiva do Turismo.
Destak | destak@destak.pt

Organizado pela ASCIP Dante Alighieri – uma associação fundada pelo General Angelo Arena e dedicada à difusão da língua e cultura italiana – e pela Associazione Pizzaiuoli Napoletani in Portogallo – liderada por Michele Mezzero e que visa apoiar e certificar os profissionais desta área em Portugal –, este festival, de entrada livre, «terá um vasto programa de animação onde o público vai poder provar, entre outras iguarias, as melhores pizzas, através de um menu com um valor único de €12 e que inclui uma novidade absoluta em Portugal, a pizza fritta!».

O festival arranca no dia 15, pelas 18h, com uma degustação de vinhos nas instalações do Convento Corpus Christi, aberta ao público, «e que será o pontapé de saída para um fim-de-semana de celebração da cultura e da gastronomia italiana», explica ainda , através de comunicado a que o Destak teve acesso, a organização do evento.

Como já vai sendo tradição, um dos pontos altos do evento que se desenrola até ao próximo dia 18 de setembro será a realização do Campeonato Português de Pizza, evento que já vai para a sua 4ª edição.

Ao longo dos três dias do festival vai ser ainda possível ouvir música com o Collettivo Okestrada Circus, «que traz os ritmos tradicionais do sul de Itália», e os Anonima Nuvolari; participar em workshops para crianças; ou «admirar alguns dos mais belos exemplares da beleza e do design italianos, com uma exposição das marcas Vespa, Fiat e Ferrari».

O teatro também terá o seu lugar com o espectáculo Nasce na água, morre no vinho, onde, ao longo da peça, o realizador cozinha um risotto que no final será servido ao público.

Na vertente da responsabilidade social, destaque para o convite feito a 15 jovens da Aldeia SOS Crianças de Gulpilhares para participarem num work-shop para aprender a confecionar pizzas, a que se seguirá um almoço.

Foto: DR
Pizza será a estrela de festival em Gaia | © DR

1 comentário

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE